Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19977
Título: Tecendo as palavras e gestos das professoras primárias e autodidatas em Soledade-PB (1950-1970)
Autor(es): Almeida, Thaís Costa de
Palavras-chave: Modelo pedagógico
Comportamentos morais
Comportamento feminino
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: O trabalho Tecendo as palavras e gestos das professoras primárias e autodidatas em Soledade-PB (1950-1970) pretende investigar sobre como professoras da cidade de Soledade, Estado da Paraíba, contribuíram para formar um modelo pedagógico exemplar para meninos e meninas, alicerçado nas práticas comportamentais morais daquela sociedade, ao mesmo tempo que elas próprias também elaboraram suas identidades enquanto “educadoras”. Para tanto, este estudo pretende analisar como a educação formal e informal se constituíra dentro da cidade de Soledade e suas implicações para o comportamento feminino. Na educação formal trilharemos o caminho das escolas Gervásio Bonavides e a escola Padre José Maria Ibiapina, buscando analisá-las partir de um projeto maior da Secretária de Saúde e Educação, que buscava difundir normas de conduta dirigidas aos professores diretores e alunos, no sentido de disciplinarizar seus corpos. Além disso, veremos como para além dessa rede escolar formal, as mulheres que não tiveram acesso a escola inventaram estratégias em seu cotidiano, utilizando o cordel como instrumento de aprendizado.
Descrição: ALMEIDA, T. C. de. Tecendo as palavras e gestos das professoras primárias e autodidatas em Soledade-PB (1950-1970). 2019. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19977
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - THAÍS COSTA DE ALMEIDA.pdf997.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.