Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1998
Título: Tessitura da identidade negra: uma breve abordagem sobre a formação identitária de quatro alunas do curso de pedagogia
Autor(es): Vicente, Juliana Campos
Palavras-chave: Identidade étnico racial
Etnicidade
Valorização do negro
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O texto aqui apresentado é um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que trata das relações etnicorraciais que favorecem a tessitura da identidade das alunas do Curso de Pedagogia. O mesmo é baseado na pesquisa de Iniciação Científica, intitulada Formação Docente e a Etnicidade Afrobrasileira. Com a ampliação dos estudos realizados na referida pesquisa, se elaborou este trabalho, com objetivo de investigar a tessitura da identidade negra nas histórias de vidas de quatro alunas do Curso de Pedagogia da UEPB, em Campina Grande-PB. De forma específica, identificar como são tecidas as identidades nas relações presentes nos cotidianos; verificar as táticas usadas por elas na convivência com a diversidade, bem como, o porquê da autoafirmação positiva da identidade negra desta alunas. A escolha das alunas não foi aleatória, partiu da transcrição das entrevistas realizadas nas pesquisas de iniciação científica das cotas de 2009-2010 e 2010-2011 em que se destacou a auto-estima negra das alunas. Neste sentido, a abordagem metodológica foi de caráter qualitativo, utilizando-se dos seguintes procedimentos para a coleta de dados: conversas orientadas por um roteiro de questões semi-estruturadas voltadas para a discussão dos fatos relevantes das histórias de vida das alunas pesquisadas. O período da pesquisa foi de agosto de 2010 a julho de 2011. Ao se trabalhar os dados utilizaram-se a técnica de análise de conteúdo, tematizando alguns pontos que mais se destacaram nas falas. Para orientar a leitura dos dados foram tomados como referências os estudos de Bosi (2003), Munanga (2006, 2009), Gomes (2003), dentre outros. Os resultados obtidos apontam que a auto-identificação do ser negra que se inicia no ambiente familiar, e junto com o escolar, influenciam na tessitura da identidade negra. As alunas participantes da pesquisa mostram o orgulho de serem negras, apesar, das adversidades nas relações interétnicas geradas por pensamentos preconceituosos e situações discriminatórias. Assim, ao concluir este trabalho destaca-se a relevância do estudo para compreender as táticas usadas pelas alunas para a tessitura da identidade e a valorização do ser negra, bem como, perceber que os cotidianos influenciam na auto-identificação positiva da pessoa negra na convivência com a diversidade. Neste sentido, o Curso de formação docente pode contribuir para a ampliação de conhecimentos sobre o povo negro, sua história e cultura, fortalecendo e ampliando a identidade de pessoas negras e não-negras.
Descrição: Vicente, J. C. Tessitura da identidade negra: uma breve abordagem sobre a formação identitária de quatro alunas do curso de pedagogia. 2011. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1998
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Campos Vicente.pdfJuliana Campos Vicente500 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.