Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19984
Título: A poesia na sala de aula de educação infantil: uma vivência do estágio
Autor(es): Lima, Ananeri Vieira de
Palavras-chave: Educação Infantil
Literatura
Poesia
Lúdico
Experiência do estágio
Data do documento: 15-Ago-2019
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre a importância da literatura, mais especificamente da poesia, na educação infantil, discutindo acerca de como a utilização da poesia na sala de aula pode desenvolver na criança a oralidade e o conhecimento de mundo. Além disso, objetiva relatar a experiência do estágio supervisionado, destacando a importância para a formação dos docentes, verificando ainda a relevância da poesia de Vinícius de Moraes na sala de aula. A pesquisa se deu a partir de um material já existente, que são as vivências durante o estágio supervisionado na educação infantil, fazendo uma relação com a teoria. Para tanto, tomamos como base as concepções dos seguintes autores: Brito (2003) Cademartori (2010), Candido (1972), Carvalho (2003), Pinheiro (2007) Travaglia (2006) Zilberman (2003-2005), dentre outros. A partir da realização da pesquisa, foi possível inferir que o estágio supervisionado, na educação infantil, é relevante para a formação dos futuros professores; que o trabalho com a literatura infantil, em especial a poesia de Vinícius de Moraes, enriquece a imaginação e a atenção das crianças em sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo dos “pequenos” leitores.
Descrição: LIMA, A. V. de. A poesia na sala de aula de educação infantil: uma vivência do estágio. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19984
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ananeri Vieira de Lima.pdf717.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.