Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19987
Título: O artesanato como instrumento de interação e agente modificador das bordadeiras de Alagoa Nova - PB
Autor(es): Sales, Dayane Veríssimo de
Palavras-chave: Geografa humana
Artesanato
Lugar histórico
Mulheres bordadeiras
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: As mudanças sociais no decorrer da história refletem na realidade do espaço socioeconômico e cultural, causando problemas na estrutura urbana das cidades, que acercar-se principalmente as classes menos beneficiadas. Este trabalho tem como objeto de estudo, a produção artesã das atividades das bordadeiras de peças de utensílios bordadas na cidade de Alagoa Nova-PB, como instrumento de interação e agente modificador das artesãs da cidade, observando elementos de relevância na desconstrução e construção do discurso da Geografia Humana na leitura do território, considerando como lugar histórico do município, busca relacionar sociedade/cultura avaliando a questão da localização do centro de artesanato alagoanovenses. A investigação de caráter exploratório, realizou a coleta de dados, por meio de contatos com pessoas que vivenciam cada momento do lugar estudado, que responderam a um questionário, para tanto foi efetivada uma investigação bibliográfica na busca de resguardar-se uma edificação teórica e observação in loco, realizou a coleta do materialismo histórico do espaço pesquisado. A coleta auxiliou a análise que especificou a relação entre a produção espacial local, que subsidiou as respostas às questões da pesquisa, através dos objetivos estabelecidos: Explicar a produção das atividades socioeconômicas realizadas pelas mulheres bordadeiras do município; avaliar a estima e repercussão social local como também em outras cidades circunvizinhas e regiões; compreender a base familiar, como agente transformador que permitiram o desenvolvimento dos acontecimentos; através da análise sobre as bordadeiras vivenciadas no município, as observações de como está descrita em determinados períodos do ano e a investigação de materiais empíricos e históricos, a relação da pratica de produção sociocultural do contexto das atividades do município sobre o tema analisado, norteia-se a busca e expõem os acontecimentos reais.
Descrição: SALES, D. V. de. O artesanato como instrumento de interação e agente modificador das bordadeiras de Alagoa Nova - PB. 2019. 28p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19987
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DAYANE VERISSIMO DE SALES.pdf1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.