Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19988
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Adriana Araújo da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-15T14:28:49Z | - |
dc.date.available | 2019-08-15T14:28:49Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19988 | - |
dc.description | SILVA, A. A. da. Educação infantil e as interfaces do brincar no ensino de crianças. 2019. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho buscou analisar a importância do brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil, tendo em vista que através do brincar as crianças atuam como agentes autônomos e alcancem um aprendizado significativo ao mesmo tempo em que brincam. O estudo foi realizado baseado na observação realizada no campo de estágio em uma Escola Municipal do município de Campina Grande – PB, e do olhar de nossos educadores com relação ao tema, para a construção de uma análise reflexiva em torno do objeto de estudo. Como metodologia de pesquisa optou-se pela pesquisa de campo na qual se procurou analisar a relação teórico-prática no cotidiano das professoras de Educação Infantil. Para fundamentar nossos estudos utilizamos os suportes científicos dos seguintes teóricos: Piaget (1967), Vigotsky (1987) Kishimoto (1998), dentre outros. Diante do exposto, podemos concluir que o brincar desenvolve na criança sua interação social, organização emocional, habilidades linguísticas, cognitivas e interativas, criatividade e exploração de significados e sentidos e assim se torna essencial na construção da criança como sujeito capaz de formar sua personalidade. Portanto, é de suma importância a utilização do lúdico no âmbito escolar por ser considerado muito eficaz para o desenvolvimento da criança e um facilitador no processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Dr. Marta Lúcia de Souza Celino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title | Educação infantil e as interfaces do brincar no ensino de crianças | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ADRIANA ARAÚJO DA SILVA.pdf | 685.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.