Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19999
Título: A centralidade da cidade de Solidade-PB a partir do comércio permanente e da feira livre
Autor(es): Lúcio, Mércia Pereira
Palavras-chave: Feira livre
Centralidade econômica
Comércio informal
Data do documento: 5-Jul-2019
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a centralidade econômica da cidade de Soledade-PB em relação aos munícipios circunvizinhos, a partir do comércio permanente e da feira livre. Também associa a dinâmica do comércio permanente à feira livre de Soledade e identificar a origem do fluxo de pessoas que convergem para Soledade atraídas pelo comércio. Para realizar esta pesquisa foi efetuado um levantamento histórico da espacialização geográfica da cidade. Como procedimento metodológico utilizou-se observação in loco, registro fotográfico, Software Qgis, Google Earth, revisão bibliográfica, além da aplicação de 31 questionários semiestruturados, sendo distribuídos com 11 comerciantes permanentes e 20 feirantes. Os questionários foram aplicados de forma aleatória entre os dois tipos de comerciantes. Apesar da importância socioeconômica de analisar a centralidade comercial de uma cidade pequena, são raros os trabalhos de pesquisa que aborde essa temática, são questões abordadas na pesquisa, assim como a interrelação entre os comércios permanente e da feira livre e a importância deste na formação da centralidade de uma cidade pequena. O resultado mostrou que as duas formas comerciais atuam como fatores de atração do fluxo de pessoas que proporcionam centralidade comercial a cidade de Soledade, mas foi observado que esta centralidade também está relacionada a outros serviços ofertados pela cidade a exemplo da agência do Banco do Brasil.
Descrição: LÚCIO, M. P. A centralidade da cidade de Solidade-PB a partir do comércio permanente e da feira livre. 2019. 45p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19999
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MÉRCIA PEREIRA LÚCIO.pdf2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.