Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2000
Título: O cristianismo: suas duas faces na colonização da América
Autor(es): Alves, Ianne Eloise Paiva
Palavras-chave: Religiosidade

Cristianismo
Colonização
Espanhóis
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente artigo relata a existência da religiosidade desde os tempos mais remotos, e a influência que ela exercia na vida pessoal e social das pessoas. Abordando, em especial, o cristianismo, fazemos menção à maneira como ele foi usado para ludibriar muitos fiéis, passando de perseguido a consolidado como fé oficial, apoiados na fé cristã os governantes expandiam seus territórios e adquiriam cada vez mais riquezas. No caso específico da América a fé cristã era usada para submeter os povos aborígenes ao domínio espanhol, já que para os espanhóis aquela era a única doutrina a ser seguida por toda a humanidade, dessa forma, àqueles que desobedecessem seus preceitos, designados por Deus aos homens, teriam que perecer. Assim, a forma como os conquistadores lidavam com os índios, e continuavam a usar o cristianismo como a causa para aquela barbárie com os povos indígenas no Novo Mundo, foi provocando o sentimento de revolta em muitos religiosos, estes passaram a lutar pelos direitos dos aborígenes e usar a fé como mediadora das relações entre colonizador e colonizado.
Descrição: Alves, I. E. P. O cristianismo: suas duas faces na colonização da América. 2012. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2000
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ianne Eloise Paiva Alves.pdfIanne Eloise Paiva Alves470.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.