Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20025
Título: O que o silenciamento não pode apagar as lembranças nos faz recordar: relações de submissão e poder no romance O conto da Aia
Autor(es): Silva, Paloma Bruna
Palavras-chave: Submissão
Poder
Subalternidade
Memória
O conto da Aia
Data do documento: 7-Jun-2019
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo discutir como o ser masculino exerce sua autoridade sobre as mulheres no romance distópico O conto da Aia, da autora canadense Margareth Atwood (2017), publicado originalmente em 1985. Nessa narrativa distópica, observaremos a opressão sofrida pelas mulheres e a situação do totalitarismo praticado pelos homens a frente do governo de Gilead. Nesse ponto, apresentaremos as principais características referentes ao comportamento das personagens femininas e as correlações entre as teorias de poder, opressão e subalternidade, assim como quais influências sociais que elas sofrem dentro desta nova realidade que as leva de volta a um passado extremista. Para tal, nos apoiaremos teórica e criticamente em estudos de Michel Foucault (1987), Pierre Bordieu (1989), Gayatri Spivak (2010) entre outros que discutem questões sobre poder, dominação e subalternidade. Ainda, levantaremos alguns apontamentos sobre a memória na narrativa de Benjamin (1987), uma vez que essa questão se faz relevante para compreendermos melhor as lembranças do narrador nesse romance.
Descrição: SILVA, P. B. O que o silenciamento não pode apagar as lembranças nos faz recordar: relações de submissão e poder no romance O conto da Aia. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20025
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paloma Bruna Silva.pdfPDF - Paloma Bruna Silva833.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.