Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2003
Título: Brincar e desenvolvimento afetivo na educação infantil
Autor(es): Targino, Maria do Patrocínio Cavalcanti
Palavras-chave: Educação infantil
Afetividade
Brincadeiras
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do brincar para o desenvolvimento afetivo da criança de 0 a 6 anos, como também identificar as concepções dos educadores sobre esta temática, fazendo uma relação entre o brincar e o desenvolvimento; e ainda investigar quais atividades o educador desenvolve com seus educandos no propósito de trabalhar o brincar e o desenvolvimento afetivo, buscando assim uma reflexão de como está sendo trabalhado tal processo. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e quanti-qualitativo, no qual utilizamos como instrumentos um questionário e uma associação livre de palavras, aplicado a dez profissionais da Educação Infantil.Tivemos como aporte teórico Piaget, Wallon, Vigotsky entre outros Ao analisarmos as respostas percebemos que o brincar deve ser integrado na proposta da instituição, não apenas como “momento de descanso” entre uma atividade, e sim deve ser visto como oportunidade de desenvolver aspectos sociais, cognitivos, afetivos, motor e intelectual, pois quando brincamos desenvolvemos movimentos; trabalhamos afetividade, imaginação. Muitas vezes o educador usa da teoria, esquecendo-se da prática; para alguns, o que vale é o resultado obtido, e não os meios para se chegar a determinado resultado, mas caberá à nós “novos educadores”, mudarmos esse meio, pois não devemos só tentar obter resultados, sem ter aproveitado a forma, os momentos mágicos pelos quais a criança passa. A base de uma boa aprendizagem e que todo o educador deve saber é que a brincadeira pode ajudar o professor em seu fazer pedagógico e a criança no seu processo de aprendizagem.
Descrição: Targino, M. do P. C. Brincar e desenvolvimento afetivo na educação infantil. 2011. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2003
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Patrocínio Cavalcanti Targino.pdfMaria do Patrocínio Cavalcanti Targino545.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.