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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20031
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barbosa, Angélica Maria | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-19T23:26:01Z | - |
dc.date.available | 2019-08-19T23:26:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.335 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20031 | - |
dc.description | BARBOSA, A. M. A vídeo-charge na escola: uma abordagem multimodal para aulas de língua portuguesa. 2019. 56p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando que o avanço dos gêneros emergentes, oportunizados pelas tecnologias digitais, surgiram vários gêneros multisemióticos e, consequentemente, novas formas de leitura como a multimodal. Nesse contexto, faz-se necessário o estudo da multimodalidade para incluir os alunos nessa sociedade semiotizada e tecnológica. Diante disso, objetiva-se promover uma abordagem em sala de aula com o gênero digital, vídeo-charge, especificando apresentar aspectos multimodais que o constitui. Acreditamos que nessa nova configuração, possibilitada pelo avanço tecnológico, a vídeo-charge se tornou mais interativa e atrativa, tendo em vista que os personagens ganham vida com o uso de vozes, sons, cores e gestos, além de ser um gênero que exibe um alto teor ideológico e argumentativo que se sobressai no tocante à crítica de forma leve e humorada. Para tanto, o estudo é fundamentado em uma pesquisa bibliográfica em vários autores como: Bakhtin (2000,2015); Dionísio (2005,2011); Santaella (2005,2014); Marcuschi (2004,2008); Aranha e Rocha (2016) e Aranha e Ribeiro (2018). Desse modo, observa-se que a cada dia surgem mais gêneros multimodais e, portanto, precisam ser explorados em sala de aula, para que haja um desenvolvimento de certas habilidades nos alunos. Propomos uma proposta didática tendo como referência as contribuições teóricas advindas de Scheneuwly, Dolz e Noverraz (2004), visando nortear uma prática docente fundamentada em aspectos multimodais contribuindo para a formação crítica e reflexiva do alunado. Portanto, observa-se que a vídeo-charge é um gênero multimodal eficaz para o ensino de língua portuguesa, pois ela apresenta potencialidades a serem disseminadas e exploradas no ambiente educacional, o que permite concluir que esse gênero emergente é um instrumento rico em aspectos multimodais e que deve adentrar em sala de aula para que os alunos sejam capazes de atuar no mundo pós-moderno. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profª. Dr ª. Simone Dália de Gusmão Aranha | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Vídeo-charge | pt_BR |
dc.subject | Gênero multimodal | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | A vídeo-charge na escola: uma abordagem multimodal para aulas de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
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