Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20036
Título: Jogos e brincadeiras na educação infantil: análise de um relato vivenciado com alunos da creche São José de Brejo do Cruz
Autor(es): Braga, Maria Nina Saraiva
Palavras-chave: Jogos
Brincadeiras
Educação Infantil
Data do documento: 20-Ago-2019
Resumo: A ludicidade na educação infantil tem se tornado cada vez mais um dos instrumentos que fomentam um ensino aprendizado de qualidade para as crianças, promovendo o desenvolvimento de várias habilidades fundamentais durante o processo de crescimento das mesmas. Nesta perspectiva este trabalho tem o objetivo de refletir sobre as práticas docentes voltadas a ludicidade na educação infantil, a partir das experiências do Estágio Supervisionado II, desenvolvido na Creche Municipal de São José, quando se desenvolveu um projeto de intervenção intitulado Jogos e brincadeiras na educação infantil, proposta que surge a partir da necessidade de inserir atividades lúdicas e atrativas aos alunos do maternal. O relato da experiência vivenciada resultou neste trabalho, que caracteriza por ser de base bibliográfica e qualitativa e ter se fundamentado nos estudos de Bettelheim (1998), Ramos (2000), Kramer (2002), Vygotsky (1991), Freire (1996), entre outras fontes que apontam a importância dessa temática. A experiência revelou que a maioria dos alunos interagiu e participou ativamente das atividades propostas de forma lúdica e divertida, pois as brincadeiras e os jogos utilizados na rotina das aulas foram consonantes com os conteúdos programáticos, contribuindo, assim, para que as crianças aprendam brincando.
Descrição: BRAGA, M. N. S. Jogos e brincadeiras na educação infantil: análise de um relato vivenciado com alunos da creche São José de Brejo do Cruz. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20036
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Nina Saraiva Braga.pdf645.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.