Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20046
Título: Os elementos do ensino, da aprendizagem e da avaliação
Autor(es): Silva, João Antônio da
Palavras-chave: Avaliação
Ensino
Aprendizagem
Feedback
Data do documento: 20-Ago-2019
Resumo: A educação brasileira tem se mostrado, atualmente, em meio a um contexto que é desafiador, tendo em vista os problemas do âmbito social que atravessam naturalmente o ambiente escolar. Diante desse contexto, os professores vêm sendo solicitados a mediar, através suas aulas, os conhecimentos necessários para a formação dos seus alunos, bem como lidar e fazer fluir através de sua prática as relações sociais necessárias à humanização dos estudantes. Por isso, o presente Trabalho de Conclusão de Curso objetiva discutir acerca das relações entre Ensino, Aprendizagem e Avaliação, tendo como foco central o processo avaliativo e sua importância ao fazer educacional. Nessa perspectiva, o presente estudo busca considerar o processo educativo e o papel do docente ao perguntamos: quais são realmente os elementos que compõem o ensino, a aprendizagem e a avaliação? Como podemos estruturar os elementos do ensino, da aprendizagem e da avaliação? Tais questionamentos partem de nossa preocupação uma vez que é importante o ensino, a aprendizagem e a avalição estejam voltadas para um campo metodológico e teórico harmônico para que seja possível efetivar a ampliação das habilidades e competências dos discentes. Desta feita, o estudo se caracteriza pelo aspecto bibliográfico, isto é, se baseia na retomada de estudos teóricos diversos que dialogam com nossa temática e objetivo. Dentre esses estudiosos, podemos mencionar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) (1997-1998, p.75), Belchior (1972, p.34), Valls e Mauri (2004, p.287) dentre outros. Concluímos, com os estudos, que o feedback, então, como parte essencial do processo avaliativo, funciona como instrumento motivador do Ensino e ampliador das possibilidades de Aprendizagem.
Descrição: SILVA, J. A. da. Os elementos do ensino, da aprendizagem e da avaliação. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20046
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Antônio da Silva.pdf526.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.