Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20047
Título: Corporeidade e aprendizagem em espaços escolares: a importância da dança na aprendizagem do aluno
Autor(es): Omena, Bruna Oliveira de
Palavras-chave: Corporeidade
Aprendizagem
Dança
Ensino
Data do documento: 20-Ago-2019
Resumo: Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica a qual teve como foco analisar os benefícios que as expressões corporais, especificamente a dança, oferecem para a aprendizagem escolar da criança, dentre estes benefícios destacamos o autoconhecimento, exploração da diversidade cultural, estabelecendo o respeito as diferenças, auxilia na performance da coordenação motora, equilíbrio, noções de espaço e naturalmente contribui na interação social e dinâmica entre as relações com o mundo, além do conhecimento da sua própria identidade e dos limites. Pretendemos perceber a Dança como instrumento pedagógico no processo de ensino. Destacamos também a importância das metodologias de ensino levando para cada criança sentido e significado da corporeidade e movimentação corporal. A determinada pesquisa toma por base autores como Brandl (2002), Cardoso (2011); Brasileiro (2011), Lima (2010), Rocha (2011), Veiga (2014), Castro (2004). Concluímos que a Dança e Expressão Corporal no âmbito escolar, favorece a aprendizagem da criança, uma vez que, ajuda aos alunos aprender de forma significativa e autônoma. A dança articula saberes referentes aos produtos e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas.
Descrição: OMENA, B. O. de. Corporeidade e aprendizagem em espaços escolares: a importância da dança na aprendizagem do aluno. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20047
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Oliveira de Omena.pdf688.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.