Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2004
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Terezinha Monteiro da | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:23:34Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:23:34Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2004 | - |
dc.description | Cruz, T. M. da. Avaliação na Educação Infantil: práticas e Instrumentos Avaliativos. 2011. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda o tema: Avaliação na Educação Infantil – práticas e instrumentos avaliativos. Foi realizado com o objetivo de investigar e analisar as práticas e os instrumentos de avaliação utilizados pelos professores de educação infantil, bem como, estes são utilizados para acompanhar o desenvolvimento da criança. Na definição do percurso metodológico optou-se por uma pesquisa de campo, com método de abordagem qualitativa em uma Creche Municipal, situada na localidade de Lagoa do Mato pertencente ao município de Remígio - PB. Os instrumentos utilizados na pesquisa de campo foram: observações e anotações em uma das salas infantis (Pré-II), e questionários aplicados ao corpo docente da referida creche. Na realização do trabalho procurou-se definir: o significado de avaliação na prática escolar; como a avaliação se apresenta no contexto da educação infantil; e os instrumentos e seus objetivos na educação infantil. Os resultados da pesquisa indicaram que o processo avaliativo na educação infantil apresenta falhas. Constatou-se que são utilizados poucos instrumentos e que os mesmos são aplicados de forma equivocada, em vez de serem aplicados como instrumentos de reflexão para o professor, auxiliando as crianças em seu desenvolvimento, este vem sendo utilizado como uma prática classificatória. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Glória Maria Leitão de Souza Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Escolar | pt_BR |
dc.subject | Recursos Pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | Avaliação na educação infantil: práticas e Instrumentos avaliativos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Terezinha Monteiro da Cruz.pdf | Terezinha Monteiro da Cruz | 297.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.