Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20052
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcanti, Jacira de Medeiros-
dc.date.accessioned2019-08-20T16:40:45Z-
dc.date.available2019-08-20T16:40:45Z-
dc.date.issued2014-07-18-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20052-
dc.descriptionCAVALCANTI, J. M. Discutindo o uso da literatura infantil. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA leitura e a escrita são fundamentais para a inserção do ser humano na sociedade atual. A leitura fornece ao leitor o acesso às informações, à ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da criticidade e o interesse na busca pelo conhecimento, ampliando visão sobre os mais diversos assuntos, além de instigar o leitor a pensar criticamente sobre a realidade. Dessa forma, a leitura pode impulsionar as relações sociais. Especialmente se for explorada por meio da literatura. Assim, o tema deste trabalho é o uso da literatura para estímulo da leitura na educação básica, tendo como objetivo principal refletir sobre a exploração da literatura infantil na escola. Utilizou-se nesta investigação as ideias de Abramovich (1997), Barbosa (1994), Freire (2003) e Machado (2002), na estruturação de uma pesquisa de campo, com análise qualitativa, a partir das atividades de estágio supervisionado em duas escolas municipais da cidade de Patos - PB. A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante e aplicação de entrevistas com gestores e professores. Também realizou-se práticas de intervenção, envolvendo a leitura e o brincar. Esta produção monográfica, como resultado de análises teórico-práticas, explorou as vivências nas escolas-campo de estágio, permitem problematizar algumas discussões acerca do objetivo de pensar sobre a literatura infantil e o brincar. A primeira delas é que muitas são as possibilidades de inserir o livro na sala de aula. Na verdade, todos os projetos didáticos e temas podem ser explorados por meio da literatura infantil e do brincar. O trabalho com obras literárias pode estar relacionado à dramatização, a contação de história e ao reconto. Para tanto, faz-se necessário que o acervo das escolas seja amplo e que cada sala de aula também contenha seu cantinho da leitura.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rosângela de Araújo Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleDiscutindo o uso da literatura infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jacira de Medeiros Cavalcanti.pdf4.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.