Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20052
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcanti, Jacira de Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-20T16:40:45Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20T16:40:45Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-18 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20052 | - |
dc.description | CAVALCANTI, J. M. Discutindo o uso da literatura infantil. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A leitura e a escrita são fundamentais para a inserção do ser humano na sociedade atual. A leitura fornece ao leitor o acesso às informações, à ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da criticidade e o interesse na busca pelo conhecimento, ampliando visão sobre os mais diversos assuntos, além de instigar o leitor a pensar criticamente sobre a realidade. Dessa forma, a leitura pode impulsionar as relações sociais. Especialmente se for explorada por meio da literatura. Assim, o tema deste trabalho é o uso da literatura para estímulo da leitura na educação básica, tendo como objetivo principal refletir sobre a exploração da literatura infantil na escola. Utilizou-se nesta investigação as ideias de Abramovich (1997), Barbosa (1994), Freire (2003) e Machado (2002), na estruturação de uma pesquisa de campo, com análise qualitativa, a partir das atividades de estágio supervisionado em duas escolas municipais da cidade de Patos - PB. A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante e aplicação de entrevistas com gestores e professores. Também realizou-se práticas de intervenção, envolvendo a leitura e o brincar. Esta produção monográfica, como resultado de análises teórico-práticas, explorou as vivências nas escolas-campo de estágio, permitem problematizar algumas discussões acerca do objetivo de pensar sobre a literatura infantil e o brincar. A primeira delas é que muitas são as possibilidades de inserir o livro na sala de aula. Na verdade, todos os projetos didáticos e temas podem ser explorados por meio da literatura infantil e do brincar. O trabalho com obras literárias pode estar relacionado à dramatização, a contação de história e ao reconto. Para tanto, faz-se necessário que o acervo das escolas seja amplo e que cada sala de aula também contenha seu cantinho da leitura. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosângela de Araújo Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | Discutindo o uso da literatura infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jacira de Medeiros Cavalcanti.pdf | 4.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.