Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20054
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Josefa de Fátima Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-20T16:44:52Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20T16:44:52Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-18 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20054 | - |
dc.description | ARAÚJO, J. F. F. Leitura e ludicidade: teoria e prática no desenvolvimento do ato de ler e compreender. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste estudo, tem-se a preocupação de refletir sobre a leitura e a compreensão de textos. Assim, esta é a temática da presente investigação, elaborada com o objetivo geral de refletir sobre os vários níveis de aprendizagem relacionados à leitura de um texto, discutindo o sentido e o enriquecimento que pode proporcionar ao leitor por meio de atividades lúdicas, como a música e a poesia em sala de aula. Objetiva-se também descrever os mecanismos que permitem chegar à apreensão textual de forma a perceber como o funcionamento desses mecanismos atua na memória. Estruturado sob o ponto de vista de alguns especialistas no assunto como Fulgêncio e Liberato (2001), Kleiman (2004), Martins (1994), Orlandi (1998) entre outros. Também se baseia no resgate das experiências dos Estágios Supervisionados, enfocando intervenções didáticas com crianças das escolas-campo de Educação Infantil e Ensino fundamental. Nessas vivências explorou-se mecanismos da leitura integrados à ludicidade, por meio da música, o que tornou possível verificar que esta forma de trabalhar as etapas da leitura envolve e estimula o interesse das crianças, de forma que possa contribuir para a formação de um leitor proficiente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Rosângela de Araújo Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.title | Leitura e ludicidade: teoria e prática no desenvolvimento do ato de ler e compreender | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josefa de Fátima Fernandes de Araújo.pdf | 8.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.