Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20057
Título: Festa de crente: o forró gospel como reafirmação da doutrina pentecostal
Autor(es): Camilo, Cassiene Raissa da Silva
Palavras-chave: Musica gospel
Pentecostalismo
Comunicação religiosa
Doutrina pentecostal
Data do documento: 13-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente artigo tem a finalidade de investigar o forró gospel e sua realização no movimento pentecostal. Sintetizando os primórdios do pentecostalismo no Brasil, e expondo a proveniência do movimento gospel e sua estabilidade por tornar-se um gênero musical de sucesso em nosso país. O êxito que alcançou, deve-se a aplicação da música gospel, por comunidades pentecostais, como um mecanismo para popularizar seus ensinamentos, e ao uso das mídias sociais, assim estabelecendo uma comunicação religiosa entre o artista gospel e o seu público. Com o intuito de compreender esse vínculo entre religião e música, a metodologia aplicada foi uma análise de conteúdo, a partir das técnicas fundamentadas por Laurence Bardin (2009). Selecionaram-se as análises categorial, de avaliação e de expressão, como procedimentos para que os produtos escolhidos fossem examinados devidamente. Os resultados constatados demonstram a força do forró gospel na disseminação das doutrinas pentecostais, sendo notado que a coletividade consumidora desta música é, consideravelmente, numerosa e interativa.
Descrição: CAMILO, C. R. da S. Festa de crente: o forró gospel como reafirmação da doutrina pentecostal. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20057
Aparece nas coleções:27 - TCC
27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cassiene Raissa da Silva Camilo.pdf1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.