Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2005
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Luciene Ventura de | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:23:55Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:23:55Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.912 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2005 | - |
dc.description | Araújo, L. V. de. Leitura e escrita de cordel no Ensino Fundamental. 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo é resultado do estágio da disciplina Prática Pedagógica IV em Supervisão Educacional, realizado numa escola municipal na cidade de Campina Grande – PB. A pesquisa se deu a partir do “Projeto de Intervenção Pedagógica nos processos de leitura e escrita em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, no segundo semestre do ano de 2010. O projeto teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita através do trabalho com o gênero textual cordel. O artigo consiste na apresentação dos dados de uma pesquisa de caráter qualitativo do tipo pesquisa ação, visto que atuamos diretamente na elaboração e no desenvolvimento do referido projeto, na condição de supervisora estagiária. O desenvolvimento da pesquisa em questão se constitui como atividade do estágio supervisionado e é pré-requisito para a conclusão do Curso de Pedagogia. No nosso processo investigativo foi possível observar o quanto se faz necessário, nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas, oportunizar aos alunos momentos de leitura e escrita de forma mais prazerosa, garantindo-lhes o desenvolvimento da competência leitora e escritora. Na qualidade de supervisora estagiária, procuramos verificar o envolvimento dos alunos e do professor regente da turma com o projeto. Este trabalho teve como resultados, primeiro, a promoção de uma maior interação da turma, e segundo despertar nos alunos o gosto pela leitura e a escrita durante o processo, o que pode contribuir para um avanço significativo no processo de desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cristina Sales Cruz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita de cordel no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luciene Ventura de Araújo.pdf | Luciene Ventura de Araújo | 734.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.