Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20068
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Edilene Florentino da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T10:37:15Z | - |
dc.date.available | 2019-08-21T10:37:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20068 | - |
dc.description | SILVA, E. F. da. Letramento: a compreensão leitora de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como propósito abordar o letramento em relação as práticas letradas na escola e a contribuição dos gêneros textuais de circulação social que se relacionam com estas práticas. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão leitora do educando através de produções textuais solicitadas em sala de aula. A fundamentação teórica parte dos estudos realizados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN (BRASIL,1998), Marcuschi (2008;2010), que situa os gêneros textuais, Kleiman (2005), Rojo (2009), Koch (2008;2009), que evidenciam o processo de leitura e de escrita e Bortoni-Ricardo (2008), que observa a inserção do sujeito em seu espaço social. Este estudo compreende uma pesquisa de campo norteada pelo paradigma interpretativista, que busca analisar a compreensão do sujeito através do processo de leitura e escrita em seu contexto social. Desta forma, os resultados obtidos são analisados através de uma atividade de produção textual realizada em sala de aula, no tocante a temática “bullying”, observando como os educandos interagem diante das práticas sociais em que se inserem, portanto, constatou-se que eles desenvolveram com eficiência as habilidades de leitura e escrita a partir do que foi proposto em sala. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria de Fátima de Souza Aquino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Gênero Textual | pt_BR |
dc.title | Letramento: a compreensão leitora de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Edilene Florentino da Silva.pdf | PDF - Edilene Florentino da Silva | 656.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.