Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20068
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Edilene Florentino da-
dc.date.accessioned2019-08-21T10:37:15Z-
dc.date.available2019-08-21T10:37:15Z-
dc.date.issued2019-06-07-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20068-
dc.descriptionSILVA, E. F. da. Letramento: a compreensão leitora de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como propósito abordar o letramento em relação as práticas letradas na escola e a contribuição dos gêneros textuais de circulação social que se relacionam com estas práticas. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão leitora do educando através de produções textuais solicitadas em sala de aula. A fundamentação teórica parte dos estudos realizados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN (BRASIL,1998), Marcuschi (2008;2010), que situa os gêneros textuais, Kleiman (2005), Rojo (2009), Koch (2008;2009), que evidenciam o processo de leitura e de escrita e Bortoni-Ricardo (2008), que observa a inserção do sujeito em seu espaço social. Este estudo compreende uma pesquisa de campo norteada pelo paradigma interpretativista, que busca analisar a compreensão do sujeito através do processo de leitura e escrita em seu contexto social. Desta forma, os resultados obtidos são analisados através de uma atividade de produção textual realizada em sala de aula, no tocante a temática “bullying”, observando como os educandos interagem diante das práticas sociais em que se inserem, portanto, constatou-se que eles desenvolveram com eficiência as habilidades de leitura e escrita a partir do que foi proposto em sala.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria de Fátima de Souza Aquinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectGênero Textualpt_BR
dc.titleLetramento: a compreensão leitora de alunos do 9º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilene Florentino da Silva.pdfPDF - Edilene Florentino da Silva656.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.