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dc.contributor.authorAraújo, Genilda Mendonça de Souza-
dc.date.accessioned2019-08-21T13:29:44Z-
dc.date.available2019-08-21T13:29:44Z-
dc.date.issued2019-05-27-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20069-
dc.descriptionARAÚJO, G. M. de S. Um olhar sobre os avanços e desafios da prática do professor na sala de atendimento educacional especializado. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda analisar os avanços e desafios da prática do professor (a) na Sala de Atendimento Educacional Especializado. A prática docente no AEE está envolvida em ações que exigem interação voltada à formação dialógica dos sujeitos que protagonizam a inclusão escolar. Neste sentido, buscou-se conhecer como ocorre esta prática docente como também os desafios encontrados na sua atuação no contexto de dois polos de atendimentos da Rede Municipal de Ensino de Guarabira, considerando as especificidades do aluno, da família, professores e do ambiente, com o objetivo de compreender os processos pedagógicos da prática docente da sala de recursos multifuncional, analisando os desafios e/ou alternativas de avanços desenvolvida no atendimento educacional especializado do município de Guarabira/PB através de entrevistas com três professoras diretamente envolvidas no processo, considerando os documentos normativos na implementação dessa modalidade de ensino e a história da Educação Especial. A pesquisa caracteriza-se como abordagem qualitativa e observatória e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário semiestruturado com 9 questões. A metodologia utilizada para análise dos dados dialogou com autores como: Siluk (2014), Ropoli (2010), Mantoan (2003) e documentos legais: decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008, a Resolução Nº 4 de 2 de outubro de 2009 e outras Leis e Decretos que tratam do assunto. As elocuções das 03 professoras foram analisadas e entrelaçadas ao estudo teórico desta pesquisa, buscando compreender a prática docente no AEE quanto ao trabalho em relação ao aluno, ao professor do ensino regular, aos familiares, bem como a observância às normas e parâmetros das Políticas Públicas da Educação Inclusiva no AEE. Os resultados indicam que a prática docente no AEE no Município de Guarabira/PB ainda está em processo crescente. Das 2 salas pesquisadas apenas uma atua há mais de 8 anos e caminhando para alcançar a proposta governamental, realizando pequenos encontros, orientações e formações de pequeno porte para professores. Mesmo assim, mostram-se com algumas questões em relação a qualificação e recursos adequados para desenvolver um bom trabalho, pois estes não se sentem preparados e amparados para receber o público alvo da Educação Especial; da mesma forma, percebe-se professores relutantes em usar técnicas e atividades diferenciadas. Estas dificuldades afetam a inclusão dos alunos com deficiência, mostrando ser um processo delicado e complexo, por vários motivos, os quais destacamos: despreparo acadêmico, preconceito, motivos políticos, inconformidades com as políticas públicas e desconhecimento das deficiências e, principalmente, dificuldade de realizar capacitações, implementada pelo governo federal, fato que não tem garantido o acesso suficiente aos professores às instituições públicas de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Aline de Fátima da Silva Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAssistência educacional especializadapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleUm olhar sobre os avanços e desafios da prática do professor na sala de atendimento educacional especializadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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