Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2006
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Damião, Suziane Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:24:25Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:24:25Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2006 | - |
dc.description | Damião, S. A. Luz, Câmera, Educação: reflexão sobre o cinema infantil com estudantes da escola educandário luz do saber, Queimadas-Pb. 2011. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante dos avanços tecnológicos da sociedade contemporânea, faz-se necessário refletir sobre a possibilidade de inserção do cinema nas práticas curriculares como objeto de conhecimento nas instituições de ensino; buscando compreender como se dá a participação dos alunos no processo de construção do conhecimento após o contato com a cultura cinematográfica; quais as formas de contato que os alunos tem com os filmes infantis; e como se pode melhorar o uso do cinema nas escolas. Para isso, foi proporcionado aos alunos do 2º, 3º, 4º e 5º ano da Escola Educandário Luz do Saber, localizada na cidade de Queimadas/PB o contato com o filme “Os Smurfs” (2011) no cinema do shopping de Campina Grande/PB. Esse trabalho foi construído através de pesquisas bibliográficas de autores como: Bernardet (1985), Brasil (2001, 2002), Duarte (2002, 2004), Fantin ( 2006, 2007), Favaretto (2004), Freire (1996), Fresquet (2005), Lemme (1997), Louzada (1999), Pádua (2009), Pascucci (2009), Pires (2011), Postmam (1999), Rocha (2005),Setton (2004), Sousa (2005), Trinta, e Vigotsky (2003); descrição do que foi observado durante a exibição do filme na sala de projeção, como também nas conversas e atividades realizadas com os alunos após assistirem ao filme, portanto apresenta características qualitativas. Os resultados revelam que os alunos participam mais das atividades, dialogam e refletem criticamente sobre as questões abordadas durante o filme, assimilando novas informações, que fazem com que eles reflitam sobre o mundo a qual fazem parte, para depois acomodarem e se adaptarem a esse novo conhecimento. Todavia, na medida em que eles são transformados eles também transformam o meio, mostrando que o cinema também é um remodelador cultural. Apesar de estarem inseridos em famílias com baixa renda, os alunos tem contato com os filmes infantis através do consumo de DVDs pirateados que são vendidos facilmente pela cidade e através da televisão, demonstrando que a cultura cinematográfica independente de onde aconteça faz parte do mundo infantil. Por fim, conclui-se que as instituições de ensino devem priorizar uma educação que valorize também o cinema, em todos os seus aspectos, pois podemos através do mesmo melhorar a educação e ajudando a formar cidadãos mais participativos e reflexivos do meio que fazem parte. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosemary Alves de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cinema infantil | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.title | Luz, câmera, educação: reflexão sobre o cinema infantil com estudantes da escola educandário luz do saber, Queimadas-Pb | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Suziane Albuquerque Damião.pdf | Suziane Albuquerque Damião | 2.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.