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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20070
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nascimento, Jaciele de Lima Azevedo do | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T13:32:10Z | - |
dc.date.available | 2019-08-21T13:32:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 361.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20070 | - |
dc.description | NASCIMENTO, J. de L. A. do. A construção da autonomia na educação infantil. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os dois pontos mais importantes da teoria de Piaget para a educação são, a meu ver, seu construtivismo e a ideia de que a autonomia deve ser o objetivo da educação, vou começar a explicando o que Piaget queria dizer com autonomia e depois citarei exemplos de como o professor pode intervir em situações e atividades escolares cotidianas. Um programa curricular infantil baseado na teoria de Piaget é como um programa de desenvolvimento infantil tradicional (que inclui construção como blocos, jogo de faz- de-conta, pintura etc.), mas um programa Piagetiano utiliza essa atividade para desenvolver a autonomia das crianças. O que é autonomia? Em linguagem cotidiana autonomia significa o direito de tomar decisões, como na expressão “autonomia palestina” na teoria de Piaget, porém, autonomia não significa o direito, e sim a capacidade de decidir sozinho entre certo e errado domínio moral bem como entre verdade e independentemente de recompensa e punição. Autonomia é oposto de heteronomia, que significa ser regido por outrem. Pessoas heterônomas são incapazes de decidir por si mesmas entre certo e errado, entre verdade e mentira. Um exemplo excepcional de autonomia de autonomia moral é a luta de Martin Luther King em favor dos direitos civis, King tinha autonomia suficiente para levar em consideração fatores pertinentes e para decidir que as leis que discriminavam os negros eram injustas e imorais. Convencido na necessidade de fazer da justiça uma realidade, ele trabalhou para a extinção das leis de discriminação, a despeito da polícia, das prisões e das ameaças de assassinato utilizadas para detê-lo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Construção da autonomia | pt_BR |
dc.title | A construção da autonomia na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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