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dc.contributor.authorNascimento, Jaciele de Lima Azevedo do-
dc.date.accessioned2019-08-21T13:32:10Z-
dc.date.available2019-08-21T13:32:10Z-
dc.date.issued2019-06-01-
dc.identifier.otherCDD 361.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20070-
dc.descriptionNASCIMENTO, J. de L. A. do. A construção da autonomia na educação infantil. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractOs dois pontos mais importantes da teoria de Piaget para a educação são, a meu ver, seu construtivismo e a ideia de que a autonomia deve ser o objetivo da educação, vou começar a explicando o que Piaget queria dizer com autonomia e depois citarei exemplos de como o professor pode intervir em situações e atividades escolares cotidianas. Um programa curricular infantil baseado na teoria de Piaget é como um programa de desenvolvimento infantil tradicional (que inclui construção como blocos, jogo de faz- de-conta, pintura etc.), mas um programa Piagetiano utiliza essa atividade para desenvolver a autonomia das crianças. O que é autonomia? Em linguagem cotidiana autonomia significa o direito de tomar decisões, como na expressão “autonomia palestina” na teoria de Piaget, porém, autonomia não significa o direito, e sim a capacidade de decidir sozinho entre certo e errado domínio moral bem como entre verdade e independentemente de recompensa e punição. Autonomia é oposto de heteronomia, que significa ser regido por outrem. Pessoas heterônomas são incapazes de decidir por si mesmas entre certo e errado, entre verdade e mentira. Um exemplo excepcional de autonomia de autonomia moral é a luta de Martin Luther King em favor dos direitos civis, King tinha autonomia suficiente para levar em consideração fatores pertinentes e para decidir que as leis que discriminavam os negros eram injustas e imorais. Convencido na necessidade de fazer da justiça uma realidade, ele trabalhou para a extinção das leis de discriminação, a despeito da polícia, das prisões e das ameaças de assassinato utilizadas para detê-lo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectConstrução da autonomiapt_BR
dc.titleA construção da autonomia na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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