Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20076
Título: Desafios enfrentados pelos discentes do Programa de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), na E.E.E.F.M. Ezequiel Fernandes em Junco do Seridó-PB
Autor(es): Nóbrega, Fabiana Maria da
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Estratégia de ensino
Data do documento: 25-Jun-2019
Resumo: O EJA (Educação de Jovens e Adultos) é uma modalidade de ensino ofertada aqueles indivíduos que por algum motivo não concluíram o ensino da idade adequada. Perante isso buscamos através desse estudo entender o contexto deste programa na E.E.E.F.M Ezequiel Fernandes, localizada no município de Junco do Seridó, estado da Paraíba. Realizamos o estudo em turmas de 6º e 7º ano, estas inseridas na fase ou ciclo II do programa citado. A proposta do estudo apresentado consiste em analisar os desafios enfrentados pelos discentes do programa EJA na E.E.E.F.M Ezequiel Fernandes, buscando compreender as razões pela qual estes evadem da escola; e também identificar as estratégias utilizadas para buscar dinamizar as aulas. Sendo assim esta pesquisa apoia-se na geografia humanística, utilizando como metodologia a pesquisa de campo e bibliográfica, destacando os aspectos que estes indivíduos tiveram que passar para se abster da educação no período adequado para sua idade. Utilizou-se de registros fotográficos, entrevistas para melhor entender essa conjuntura. Por fim conclui-se que aspectos sociais e econômicos são cruciais para a evasão destas pessoas no período escolar.
Descrição: NÓBREGA, F. M. da. Desafios enfrentados pelos discentes do Programa de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), na E.E.E.F.M. Ezequiel Fernandes em Junco do Seridó-PB. 2019. 25p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20076
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FABIANA MARIA DA NÓBREGA.pdf1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.