Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2007
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Sitarry Sávila Araújo de | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:24:42Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:24:42Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2007 | - |
dc.description | Santana, S. S. A. de. Teatro e educação infantil: um encontro possível. 2011. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo apresenta uma abordagem acerca da importância do teatro para educação infantil, trazendo como objetivo principal compreender, através de um resgate bibliográfico de vários teóricos, acerca do tema, como também analisar através de uma pesquisa de campo realizada com dez professoras, sendo cinco da rede particular e cinco da rede pública do município de Campina Grande. Conhecendo as práticas realizadas com os jogos dramáticos nas respectivas salas de aula de Educação Infantil através de seus discursos, detectamos que assim poderá desencadear processos de aprendizagens que contribuam para formação de sujeitos autônomos, críticos, mediados pelo pensamento dramático e pelas experiências individuais ou em grupo. Buscamos assim, através dessa proposta, investigar os procedimentos metodológico-pedagógicos que são desenvolvidos pelos professores da Educação Infantil, utilizando o teatro como ação educativa nas práticas pedagógicas realizadas nas salas de aula da Educação Infantil. Apresentamos a temática dos jogos dramáticos, como experiências que oferecem às crianças meios de exteriorizar seus sentimentos pelos gestos, expressões faciais, corporais e suas observações pessoais. Neste sentido, buscando ampliar os horizontes de nossa análise, realizamos um estudo através de uma concepção qualitativa usando como método de procedimento para a coleta de dados o instrumento (questionário) aplicado a 10 professoras da Educação Infantil de Campina Grande, o qual retratou a importância da utilização das atividades teatrais na sala de aula de Educação Infantil. Apresentamos como foco de investigação os procedimentos metodológico-pedagógicos que estão sendo desenvolvidos com o teatro enquanto ação educativa, de modo que pretendemos discutir a utilização do recurso do teatro na sala de aula da Educação infantil e a sua relevância diante do desenvolvimento integral da criança. O trabalho permitiu reconhecer que o teatro deixa de ser mais uma opção, e torna-se uma necessidade de quem trabalha com crianças de 0 a 6 anos | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Adalgisa Rasia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.title | Teatro e educação infantil: um encontro possível | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sitarry Sávila Araújo de Santana.pdf | Sitarry Sávila Araújo de Santana | 6.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.