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dc.contributor.authorAraújo, Alydiane Martins de-
dc.date.accessioned2019-08-21T23:13:43Z-
dc.date.available2019-08-21T23:13:43Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20089-
dc.descriptionARAÚJO, A. M. de. Identidade negra: um olhar sobre o cabelo crespo na infância. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA discussão acerca da temática da cultura afro-brasileira e africana na Educação Infantil (EI) ainda é escassa, sendo abordada em projetos pré-determinados; por vezes, distanciando a criança da sua raiz/cultura. Nesse contexto, o presente trabalho busca ressaltar a importância de se trabalhar essa temática na Educação Infantil (EI), de modo a construir sujeitos que respeitem e valorizem as diferenças, bem como se reconheçam ou se identifiquem enquanto negros, a partir do conhecimento sobre sua história. Além disso, tal estudo busca investigar como se dá a construção da identidade negra na Educação Infantil (EI), a partir da observação de como ocorrem as relações étnico-raciais entre as crianças e as professoras da Educação Infantil (EI); identificar de que maneira as professoras integram, na prática pedagógica, a temática étnico-racial e a cultura afro-brasileira e verificar os impactos causados por ações discriminatórias, no período escolar, que influenciaram na construção da identidade de duas mulheres negras, alunas do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Vale lembrar que tal identidade tem como um dos símbolos o cabelo crespo. A metodologia utilizada para essa pesquisa foi de abordagem qualitativa, de natureza etnográfica, tendo como foco a cultura e os comportamentos sociais. Trata-se, também, de uma pesquisa bibliográfica, em que, através dos documentos norteadores e de estudiosos da área, pôde-se profundar os conhecimentos acerca da temática. Assim, o aporte teórico contemplou autores/as, como: Gomes (2006), Hall (2006), Cavalleiro (2001), dentre outros. Com relação aos Documentos Oficiais acerca da temática em estudo: Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 2010), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (BRASIL, 2004), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), Estatuto da Igualdade Racial (BRASIL, 2010). A coleta de dados envolveu a observação e a entrevista com as professoras da Educação Infantil (EI) e com duas alunas do curso de Pedagogia – UEPB. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para análise dos dados (BAUER, 2013). A pesquisa buscou contribuir, significativamente, com o corpo docente, na reflexão acerca da importância da vivência da cultura afro-brasileira e Africana, na Educação Infantil (EI), de modo a despertar, na criança negra, o sentimento de pertencimento e identificação com essa cultura, ou seja, a influência negra na construção da identidade, bem como nas demais crianças o respeito e valorização das diferenças étinico-raciais. Para isso, faz-se necessário reconhecer a Creche como instituição responsável pela construção de representações positivas sobre os negros e os demais grupos que são vítimas sociais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof.ª. Drª. Margareth Maria de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectDiscriminação racialpt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleIdentidade negra: um olhar sobre o cabelo crespo na infânciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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