Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20090
Título: Festa de São Patrício em São Vicente do Seridó-PB
Autor(es): Araújo, Diogo Patrício Alves de
Palavras-chave: Festa popular
História cultural
Memória
Data do documento: 2-Jul-2019
Resumo: A festa de São Pedro na cidade de São Vicente do Seridó-PB, compreendida como patrimônio imaterial, coopera para a comprovação das identidades culturais e energização das revitalização dos costumes tradicionais. Para a manifestação das definições conceitos teóricos, transforma-se na concepção das questões referentes ao fortalecimento das questões fortalecedora da identidade e do patrimônio cultural, analisando a questão memorável de um povo. E com fundamentos teóricos e empíricos este artigo irá ser de suma relevância para o fortalecimento e valorização das riquezas culturais por meio de pesquisa, análise e entrevistas em loco fomentando assim o prazer em compreender a riqueza cultural por meio do fenômeno em estudo. Como também vale ressaltar que as festas populares traz consigo fatos marcantes da história local, lembrando que todo povo possui suas relíquias culturais, as quais fazem parte do eixo histórico de um povo e assim deixar um legado quanto a História da Festa de São Pedro em São Vicente do Seridó, resgatando memórias adormecidas e trazendo argumentos para que esse povo possa se auto compreender enquanto cidadão seridoense. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre a festa de São Pedro na cidade de São Vicente do Seridó-PB e sua importância para a história e memória local. Para tanto, fundamenta-se nos estudos de memória, a partir de Barros (2011) e Nora (1993), e nas discussões relativas às festas populares, com base em Ferreira (2006) e Cruz et al. (2008), possuindo por metodologia uma pesquisa de cunho bibliográfico, pesquisa in loco e documental, cujas fontes utilizadas foram anúncios de publicidade sobre a festa, trazendo assim uma relevante contribuição quanto a importância dessa festividade para os moradores locais.
Descrição: ARAÚJO, D. P. A. de. Festa de São Patrício em São Vicente do Seridó-PB. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20090
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DIOGO PATRÍCIO ALVES DE ARAÚJO.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.