Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20114
Título: O impacto da tecnologia como ferramenta na atuação dos escritórios contábeis de Campina Grande-PB
Autor(es): Gomes, Nielson de Oliveira
Palavras-chave: Impacto tecnológico
Escritório contábil
Tecnologia da informação
Escrituração contábil
Data do documento: 12-Jun-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: A Tecnologia da Informação em virtude da facilidade no acesso e redução de custos de aquisição tem sido amplamente utilizada na atuação do profissional contábil e na competitividade das organizações. O presente estudo tem por objetivo geral avaliar os impactos causados pela tecnologia na atuação dos escritórios contábeis de Campina Grande- PB. Em relação aos objetivos específicos, pretende-se destacar o novo perfil do profissional contábil, mostrar a inserção da contabilidade e as tecnologias de informação, demonstrar a inovação tecnológica e as práticas de gestão contábil. Metodologicamente a pesquisa de cunho bibliográfico caracteriza-se quanto aos objetivos como descritiva, com abordagens qualitativa e quantitativa e seus dados analisados através da estatística descritiva. A pesquisa ocorreu através de aplicação de questionário e teve a participação de 57 escritórios e profissionais contábeis, de um total de 193, o que equivale a 29,53% da população pesquisada caracterizada como uma amostra não probabilística por acessibilidade. Os resultados mostram que há utilização da Tecnologia da Informação pelos escritórios e profissionais contábeis, promovendo a agilidade do trabalho e reduzindo os riscos de fraude e demandando a requalificação dos profissionais. Percebe-se também a necessidade de conscientização dos empresários para a adequação a essa nova realidade de modo a facilitar o trabalho do profissional contábil.
Descrição: GOMES, N. de O. O impacto da tecnologia como ferramenta na atuação dos escritórios contábeis de Campina Grande-PB. 2019. 56f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Manuscrito]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20114
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nielson de Oliveira Gomes.pdf16.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.