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Título: Indicadores de qualidade do ensino superior brasileiro: uma evidência do desempenho das IES públicas e privadas que contemplam o curso de ciências contábeis no estado da Paraíba
Autor(es): Sales, Hugo Barbosa
Palavras-chave: Indicadores de qualidade
Exame de suficiência
Ciências contábeis
Ensino superior
Data do documento: 3-Jun-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral apresentar um panorama da qualidade do ensino superior em contabilidade no estado da Paraíba através de uma comparação do desempenho obtido por IES (Instituições de ensino superior) públicas e privadas em indicadores de qualidade ofertados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Contabilidade). Como objetivo específico, buscou-se verificar se existe relação entre os indicadores de qualidade avaliados e as IES investigadas. A pesquisa classifica-se como descritiva, desenvolvida por meio de abordagem documental, com análise quantitativa dos dados. A amostra constitui-se de 13 IES, sendo 10 públicas e 3 privadas. Para verificar a Teixeira Legislação e Documentos) e pela FBC (Fundação Brasileira de existência de associação entre os indicadores de qualidade analisados utilizou-se o teste de correlação de Pearson. Os resultados demonstraram uma superioridade das IES de natureza pública perante as privadas, tanto na qualidade das próprias instituições, averiguada através do Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC), quanto na qualidade dos cursos, verificada pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC) e, também, pelo desempenho dos discentes, observados a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e pelo índice de aprovações no segundo Exame de Suficiência Contábil do ano de 2017. Mediante análise dos resultados obtidos através do teste de correlação de Pearson, observou-se que os indicadores do INEP analisados têm correlação positiva com o índice de aprovação no ESC, com destaque para a correlação significativa e de forte intensidade existente entre o IGC e o ESC. Conclui-se que o desempenho dos discente no exame de suficiência contábil está alinhado, principalmente, com a qualidade das instituições de ensino superior, ou seja, quando maior o IGC da IES, maior a taxa de aprovação no ESC.
Descrição: SILVA, H. B. Indicadores de qualidade do ensino superior brasileiro: uma evidência do desempenho das IES públicas e privadas que contemplam o curso de ciências contábeis no estado da Paraíba2018. 24f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20120
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