Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20123
Título: Perícia contábil: uma contribuição para a justiça trabalhista, um estudo de caso
Autor(es): Ribeiro, Kellen Cunha Costa
Palavras-chave: Perícia contábil
Justiça trabalhista
Laudo percial
Data do documento: 18-Jun-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: A perícia é uma prática antiga que tem por finalidade dirimir dúvidas entre partes conflitantes. Perícia vem do latim Peritia, que em seu sentido próprio significa Conhecimento, bem como Experiência. Dessa maneira, a perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas profissionais, e a legislação específica no que for pertinente. Nesse contexto, busca-se desenvolver esse artigo, que tem como objetivo geral apresentar a importância da perícia contábil na área trabalhista como fonte de auxílio a justiça; para os objetivos específicos procura-se conceituar perícia contábil, discorrer sobre os aspectos e fundamentos da perícia e apresentar os procedimentos de execução do trabalho. Utiliza-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, exploratória, baseada em leitura de livros, sites, revistas, teses, dissertações, vídeo aulas e a apresentação de um estudo de caso na área. Os resultados encontrados levam a reflexão da importância da perícia no que diz respeito auxiliar a justiça nas tomadas de decisões, dando ênfase ao julgamento, com a opinião de um profissional ético, hábil, honesto, justo, imparcial, independente e conhecedor da matéria.
Descrição: RIBEIRO, K. C. C. Perícia contábil: uma contribuição para a justiça trabalhista, um estudo de caso. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20123
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kellen Cunha Costa Ribeiro.pdf341.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.