Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20129
Título: Mercado de capitais: um estudo sobre a oferta de títulos de valor mobiliário no mercado doméstico brasileiro
Autor(es): Medeiros, Aline da Luz
Palavras-chave: Mercado de capitais
Valores mobiliários
Captação de recursos
Data do documento: 6-Jun-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: As empresas que buscam fundings para subsidiar suas atividades e projetos encontram no mercado de capitais um canal viável para captação de recursos, dessa forma, é importante considerar as questões relativas à oferta de valores mobiliários no mercado doméstico brasileiro. Assim, o objetivo geral da pesquisa é verificar o comportamento da oferta de títulos de valor mobiliário no mercado doméstico brasileiro. Para alcançar o objetivo realizou- se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, conduzida por meio de análise documental com dados evidenciados no Boletim de Mercado de Capitais divulgados no portal eletrônico da ANBIMA e, buscando analisar as variáveis expostas, utilizou-se o método do coeficiente de correlação linear de Pearson. Tomou-se como amostra as ofertas realizadas durante os anos de 2013 a 2017 dos títulos de valor mobiliário: Emissões primárias de Ações; IPO’s e Follow-on, Debêntures e Notas Promissórias. Os resultados demonstraram que a oferta de debêntures é responsável por 67,8% do total emitido no mercado, seguidos, das notas promissórias e, por último, das emissões primárias de ações Ipo’s, corroborando com a ideia da Pecking Order Theory, na qual as decisões de financiamento seguem uma ordem hierárquica. A correlação entre o montante versus número de registros sinalizam correlação Forte Positiva para as emissões primárias de ações – IPO e para as Follow- on correlação Fraca Negativa, o que indica relação contrária. Os setores responsáveis pelas maiores ofertas foram os setores de Energia Elétrica e Transporte e Logística.
Descrição: MEDEIROS, A. da L. Mercado de capitais: um estudo sobre a oferta de títulos de valor mobiliário no mercado doméstico brasileiro. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20129
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline da Luz Medeiros.pdf457.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.