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dc.contributor.authorAragão, Alexia Prutusca Oliveira-
dc.date.accessioned2019-08-22T14:22:15Z-
dc.date.available2019-08-22T14:22:15Z-
dc.date.issued2018-06-28-
dc.identifier.otherCDD 364.46-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20133-
dc.descriptionARAGÃO, A. P. O. Desafios enfrentados pelo centro de referência especializado de assistência social na execução da medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade. 2018. 31f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é baseado na experiência de estágio obrigatório em Serviço Social realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS II) em Campina Grande-PB, durante o período de setembro de 2016 a dezembro de 2017, em que observamos o desenvolvimento do trabalho de atendimento das medidas socioeducativas em meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade), com os adolescentes que estão em situação de conflito com a lei e seus familiares. Nesse espaço socioocupacional do profissional de Serviço Social, vivenciamos diversas dificuldades que são postas no cotidiano não apenas dos assistentes sociais, mas também de toda a equipe multiprofissional que se encontra atuando nesse espaço. Dentre as inúmeras dificuldades, há uma latente, que é a fragilidade do trabalho intersetorial, no que diz respeito à articulação das diversas políticas públicas, sendo as principais Saúde e Educação, com a Política de Assistência Social, em particular no que diz respeito às Medidas Socioeducativas, que é o trabalho realizado pelos CREAS’s. E essa desarticulação tem dificultado em grande proporção o andamento do processo de cumprimento da Medida de Prestação de Serviços à Comunidade, em razão da resistência por parte das instituições em receber os adolescentes para o cumprimento da mesma. No presente estudo, buscamos refletir sobre essa problemática a partir de uma pesquisa documental e bibliográfica, e da própria observação em campo de estágio, registrada em diário de campo. Neste artigo abordaremos o histórico do tratamento às crianças e aos adolescentes, em especial aqueles que cometeram ato infracional no Brasil, a partir do século XX até os dias atuais, buscando analisar as conquistas alcançadas com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os desafios postos na realidade atual. Trataremos da Política de Assistência Social, em seus níveis de Proteção Social Básica e Especial, trazendo o contexto do CREAS e do seu atendimento às Medidas Socioeducativas. Por fim, refletimos sobre os desafios postos à execução da medida de prestação de serviços à comunidade, a qual é perpassada por resistências de atores institucionais que deveriam fortalecer as ações intersetoriais e o trabalho em rede.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíba - UEPBpt_BR
dc.subjectEstatuto da criança e do adolescentept_BR
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectCREASpt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.titleDesafios enfrentados pelo centro de referência especializado de assistência social na execução da medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidadept_BR
dc.typeArticlept_BR
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