Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20135
Título: Cybersecurity: a nova configuração de poder nas relações internacionais após o caso Edward Snowden (2000 - 2018)
Autor(es): Silva, Alyne Rayanna de Sousa Salvador da
Palavras-chave: Edward Snowden
Cybersecurity
Relações russo-americanas
Política cibernética
Data do documento: 25-Abr-2019
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral avaliar como a cibersegurança tornou-se estratégia política dos Estados Unidos e da Rússia. Tendo em vista o advento da tecnologia no século XXI, torna-se necessário analisar como as relações internacionais foram afetadas por esse recurso, principalmente no que tange os problemas de política externa, como será analisado entre os Estados Unidos e a Rússia após o Caso Edward Snowden, uma vez que, o primeiro se refere ao país no qual Snowden foi um analista de sistemas da Central Intelligence Agency (CIA) e da National Security Agency (NSA) e o segundo corresponde ao país que ofereceu asilo ao ex-agente. Assim, pretende responder a problemática: Como as relações entre os Estados Unidos e a Federação Russa foram afetadas após o Caso Edward Snowden no período de 2013-2018? O trabalho foca nos objetivos específicos: i) Analisar o advento das tecnologias digitais voltando-se para as Relações Internacionais; ii) Verificar as políticas de Cybersecurity dos Estados Unidos e da Rússia no período de 2012-2018 e iii) Explorar os impactos nas relações entre os Estados Unidos e a Federação Russa após o asilo concedido a Edward Snowden. Logo, parte-se da hipótese de quanto maior for o advento da tecnologia, menor a estabilidade entre as relações dos Estados. Portanto, a pesquisa possui um caráter exploratório e a metodologia empregada é qualitativa utilizando de referencial teórico bibliográfico de periódicos especializados e documentos de segurança dos EUA e da Rússia.
Descrição: SILVA, A. R. de S. S. da. Cybersecurity: a nova configuração de poder nas relações internacionais após o caso Edward Snowden (2000 - 2018). 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20135
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alyne Rayanna de Sousa Salvador da Silva.pdfAlyne Rayanna de Sousa Salvador da Silva13.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.