Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20136
Título: Geografia política: uma análise da fragmentação territorial de Nova Cruz/RN e a criação do município de Passa e Fica/RN
Autor(es): França, Alberto da Silva
Palavras-chave: Fragmentação territorial
Desmembramento
Emancipação
Data do documento: 11-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho trata de elucidar o entendimento e levar a compreensão do processo existente dentro do território e seu dispositivo legal constitucional no âmbito político-administrativo, mas levando também em consideração as articulações políticas partidárias. A pesquisa se deu no Município de Nova Cruz/RN e o processo de fragmentação do seu território ou desmembramento resultando na reprodução do território e a criação de novas municipalidades, evidenciando Passa e Fica/RN. Tal institucionalidade contribui para a criação do município supracitado. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a sistemático sócio político neste território, destacando como se deu o processo de fragmentação e posteriormente emancipação do município. Para tanto, recorreu-se a diversas bibliografias e dados secundários para a formação e consolidação desse trabalho. Autores como: Santos (2007); Gomes (2015); Trindade (2010); Abreu (1998), entre outros que foram fundamentais para o estudo. O método consistiu da análise geográfica do território e suas tensões e dinâmicas sócio políticas. Trabalhamos com a pesquisa documental e geo-história que fundamentou a formação do território de Passa e Fica/RN, tendo Nova Cruz/RN, como a base territorial originária. Concluímos observando que os movimentos fragmentários na região ocorreram predominantemente entre as décadas de 1960 a 1970, em Nova Cruz/RN, no entanto, teve seu território reduzido ou fragmentado, com a criação de quatro novos municípios, sendo eles: São José do Campestre/RN (1948), Serra de São Bento (1958), Lagoa D’anta/RN (1962), e Passa e Fica/RN (1962).
Descrição: FRANÇA, A. da S. Geografia política: uma análise da fragmentação territorial de Nova Cruz/RN e a criação do município de Passa e Fica/RN. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20136
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alberto da Silva França.pdfPDF - Alberto da Silva França1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.