Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20141
Título: | O tratamento oferecido à variação linguística nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio |
Autor(es): | Nunes, Ticiana da Silva |
Palavras-chave: | Variação linguística Livro didático Língua portuguesa - ensino |
Data do documento: | 6-Jun-2019 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido à variação linguística nos livros didáticos de Língua Portuguesa, especificamente, do 1º ano do Ensino Médio. Para tanto, tomaremos como referência os aportes teóricos de autores como Bagno(2007), Bortoni-Ricardo(2017), Beline(2007) entre outros que evidenciam a relação entre língua e sociedade. Quanto à metodologia essa pesquisa apresenta cunho qualitativo e caráter descritivo-interpretativo. Entendendo que o livro didático é um instrumento muito importante para o processo de ensino/aprendizagem, situaremos pontos de contato e de conflito entre a Teoria Sociolinguística e as atividades propostas acerca da variação linguística nesse importante instrumento pedagógico. Desse modo, reconhecemos que essa pesquisa é muito importante para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que visam favorecer o trabalho acerca da variação linguística no contexto escolar. |
Descrição: | NUNES, T. da S. O tratamento oferecido à variação linguística nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20141 |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ticiana da Silva Nunes.pdf | PDF - Ticiana da Silva Nunes | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.