Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20144
Título: Principais contribuições do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para o desenvolvimento dos alunos que participaram dos ciclos de alfabetização no município de Mari - PB
Autor(es): Santos, Laís Martins dos
Palavras-chave: Alfabetização
Docentes
PNAIC
Data do documento: 10-Jun-2019
Resumo: Tendo em vista os baixos índices de alfabetização de crianças em idade escolar apresentados em âmbito nacional, através de testes em larga escala monitorados pelo governo federal nos últimos anos, o Ministério da Educação desenvolveu entre os anos de 2011 e 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, com o intuito de solucionar as problemáticas relacionadas às dificuldades no desenvolvimento da leitura e da linguagem escrita por alunos do 1º ao 3º ano do ensino Fundamental I. Tal programa foi amplamente difundido nos estados e municípios e tornou-se o meio de atingir metas nacionais. Diante disso, a pesquisa aqui realizada é de natureza qualitativa e quantitativa e busca analisar a efetivação do PNAIC em duas escolas da cidade de Mari-PB. Para tal, utilizamos, como base teórica e documental, a Lei (13.005/2014) e as Portarias (867/2012 e 826/2017). Para a pesquisa bibliográfica foram utilizados, dentre outros, os teóricos Hoffmann (2006), Luckesi (2008) e Luz (2013). Foram entrevistados quatro docentes da rede municipal de ensino do referido município e a partir das entrevistas foi possível constatar que, entre os anos de 2013 e 2017, não houve resultados satisfatórios na rede municipal da referida cidade. Podemos concluir que, o programa enquanto política pública é interessante e bem formatado, no entanto, apresenta lacunas em sua forma de execução pelos municípios, o que vem acarretando desafios, tais como: a disponibilização dos recursos financeiros e pedagógicos necessários para a efetivação total do PNAIC.
Descrição: SANTOS, L. M. dos. Principais contribuições do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para o desenvolvimento dos alunos que participaram dos ciclos de alfabetização no município de Mari - PB. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20144
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laís Martins dos Santos.pdfPDF - Laís Martins dos Santos679.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.