Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2014
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Diniz, Aluska Pombo Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:27:36Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:27:36Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 808.899 282 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2014 | - |
dc.description | Diniz, A. P. A. Literatura na educação infantil: a contação de história na prática pedagógica. 2011. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho é apresentada uma pesquisa sobre a contação de histórias e sua importância para o desenvolvimento de crianças na Educação Infantil. A pesquisa caracteriza-se como do tipo pesquisa de campo e do tipo bibliográfica. Para coleta de dados foi utilizada a observação e a escuta a professoras, através de um questionário. O estudo inicia-se com um Breve Histórico acerca da origem da literatura infantil na Europa e no Brasil, ao longo dos séculos, desde Esopo, o iniciador desta atividade com contos orais que tinha um fundo moralista, passando por La Fontaine, Perrault, os Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen vindo para a literatura brasileira com Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Ziraldo dentre outros. Buscou-se, também, apresentar a importância acerca da Literatura Infantil principalmente no que diz respeito à formação intelectual da criança, pois, ao ouvir muitas histórias as crianças já iniciam uma aprendizagem para ser um bom leitor, e a resolver conflitos emocionais como: medo, tristeza, raiva, espanto, pavor, insegurança, tranquilidade, saudade e lembranças, suscitando assim, o imaginário de cada criança. Foi possível observar, a partir do processo investigativo, que no uso da literatura, através da contação de história na prática pedagógica junto a crianças pequenas, deve-se levar em conta o desenvolvimento da criatividade, do censo crítico, da oralidade destas crianças, bem como o despertar pelo gosto de ler. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Glória Maria Leitão de Sousa Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Contação de História | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Literatura na educação infantil: a contação de história na prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Aluska Pombo Almeida Diniz.pdf | Aluska Pombo Almeida Diniz | 636.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.