Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Alcivânia Olinta da-
dc.date.accessioned2019-08-23T10:52:54Z-
dc.date.available2019-08-23T10:52:54Z-
dc.date.issued2019-06-01-
dc.identifier.other21. ed. CDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20158-
dc.descriptionSILVA, A. O. Ensino e aprendizagem das quatro operações matemáticas no ambiente natural. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho acadêmico apresenta a temática - O ensino aprendizagem das quatro operações no ambiente natural. Desenvolvido através de um projeto de intervenção didática durante o estágio III do curso de licenciatura plena em Pedagogia do PAFOR-UEPB. O objetivo desse artigo é fazer uma reflexão e avaliação das potencialidades e limitações para o processo de ensino e aprendizagem das quatro operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão).Essa pesquisa busca refletir como muitas crianças completam a primeira fase do fundamental I e ingressam no Fundamental II apresentando problemas conceituais elementares, relacionados ao sistema de numeração decimal e às quatro operações básicas. Desse modo, observou-se a importância de utilizar recurso como jogos para reforçar e facilitar essa aprendizagem. “Esse trabalho foi desenvolvido em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental FRANCISCO PERGENTINO DE ARAÚJO” no Município de São Mamede/PB. A utilização do recurso aos jogos durante as aulas de Matemática procura desenvolver o raciocínio e a interação dos alunos. A investigação permitiu concluir que a aplicação de tarefas de natureza exploratória facilitou o processo de ensino e aprendizagem das operações básicas da Matemática, pois permitiu aos alunos debaterem, argumentarem coletivamente sobre o conteúdo das tarefas aplicadas, explorarem diferentes estratégias de resolução e estabelecerem conexão entre elas, ampliando os conhecimentos matemáticos culminando com a conclusão desse trabalho bibliográfico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Ma. Nadia Farias dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem das quatro operações matemáticas no ambiente naturalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alcivânia Olinta da Silva.pdf432.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.