Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20158
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Alcivânia Olinta da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-23T10:52:54Z | - |
dc.date.available | 2019-08-23T10:52:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-01 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20158 | - |
dc.description | SILVA, A. O. Ensino e aprendizagem das quatro operações matemáticas no ambiente natural. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho acadêmico apresenta a temática - O ensino aprendizagem das quatro operações no ambiente natural. Desenvolvido através de um projeto de intervenção didática durante o estágio III do curso de licenciatura plena em Pedagogia do PAFOR-UEPB. O objetivo desse artigo é fazer uma reflexão e avaliação das potencialidades e limitações para o processo de ensino e aprendizagem das quatro operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão).Essa pesquisa busca refletir como muitas crianças completam a primeira fase do fundamental I e ingressam no Fundamental II apresentando problemas conceituais elementares, relacionados ao sistema de numeração decimal e às quatro operações básicas. Desse modo, observou-se a importância de utilizar recurso como jogos para reforçar e facilitar essa aprendizagem. “Esse trabalho foi desenvolvido em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental FRANCISCO PERGENTINO DE ARAÚJO” no Município de São Mamede/PB. A utilização do recurso aos jogos durante as aulas de Matemática procura desenvolver o raciocínio e a interação dos alunos. A investigação permitiu concluir que a aplicação de tarefas de natureza exploratória facilitou o processo de ensino e aprendizagem das operações básicas da Matemática, pois permitiu aos alunos debaterem, argumentarem coletivamente sobre o conteúdo das tarefas aplicadas, explorarem diferentes estratégias de resolução e estabelecerem conexão entre elas, ampliando os conhecimentos matemáticos culminando com a conclusão desse trabalho bibliográfico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Ma. Nadia Farias dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.title | Ensino e aprendizagem das quatro operações matemáticas no ambiente natural | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alcivânia Olinta da Silva.pdf | 432.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.