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dc.contributor.authorPinheiro, Francisca Albanira Liberato-
dc.date.accessioned2019-08-23T11:41:19Z-
dc.date.available2019-08-23T11:41:19Z-
dc.date.issued2016-11-04-
dc.identifier.other21. ed. CDD 371.144-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20164-
dc.descriptionPINHEIRO, F. A. L. Teoria e prática em ensino de física: articulações necessárias. 2016. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisar se apresenta como proposta para buscar estratégias que venham simplificar o ensino da Física, partiu de um estudo acerca da percepção dos alunos sobre a necessidade da inovação da prática experimental, devido a importância desta metodologia que atua como facilitadora da compreensão dos temas apresentados nas aulas. Essa pesquisa se caracteriza como quanti-qualitativa, experimental e bibliográfica com foco na produção intelectual e documentalcom aplicação de questionário aluno. Diante disso, a mesma teve como objetivo central, analisar uma situação pedagógica com abordagem experimental problematizadora com estudantes de Física, desenvolvendo aplicações de conteúdo, avaliações da aprendizagem e da percepção dos estudantes sobre esta metodologia de ensino. Esta foi desenvolvida na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII na cidade de Patos-PB. Participaram da investigação alunos dos 3°e 5º período do Curso de Física e alunos do 9° período do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em física, para a investigação foi realizada uma aula problematizadora baseada no estudo de Delizoicov com fundamentação nas teorias de Paulo Freire, posteriormente foram apresentados dois experimentos científicos, que buscaram problematizar o conteúdo apresentado. Logo em seguida aplicou-se um questionário cujo prefácio destacava a importância da pesquisa e da participação destes. Percebeu-se que houve interação por parte dos alunos mediada pelos conteúdos trabalhados e experimentos realizados. Ao que diz respeito ao experimento os alunos respoderam no geral que a aula foi muito boa porém não tinha sugestões que pudessem contribuir. Diante disso, a inserção de práticas experimentais é um ponto crucial para uma conformação aos principios pedagógicos contemporâneos apresentados nos documentos educacionais oficiais e as reais exigências do ensino de física.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Jorge Miguel Lima Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTeoria e prática da físicapt_BR
dc.subjectPrática experimentalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleTeoria e prática em ensino de física: articulações necessáriaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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