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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20164
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pinheiro, Francisca Albanira Liberato | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-23T11:41:19Z | - |
dc.date.available | 2019-08-23T11:41:19Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-04 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 371.144 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20164 | - |
dc.description | PINHEIRO, F. A. L. Teoria e prática em ensino de física: articulações necessárias. 2016. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisar se apresenta como proposta para buscar estratégias que venham simplificar o ensino da Física, partiu de um estudo acerca da percepção dos alunos sobre a necessidade da inovação da prática experimental, devido a importância desta metodologia que atua como facilitadora da compreensão dos temas apresentados nas aulas. Essa pesquisa se caracteriza como quanti-qualitativa, experimental e bibliográfica com foco na produção intelectual e documentalcom aplicação de questionário aluno. Diante disso, a mesma teve como objetivo central, analisar uma situação pedagógica com abordagem experimental problematizadora com estudantes de Física, desenvolvendo aplicações de conteúdo, avaliações da aprendizagem e da percepção dos estudantes sobre esta metodologia de ensino. Esta foi desenvolvida na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII na cidade de Patos-PB. Participaram da investigação alunos dos 3°e 5º período do Curso de Física e alunos do 9° período do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em física, para a investigação foi realizada uma aula problematizadora baseada no estudo de Delizoicov com fundamentação nas teorias de Paulo Freire, posteriormente foram apresentados dois experimentos científicos, que buscaram problematizar o conteúdo apresentado. Logo em seguida aplicou-se um questionário cujo prefácio destacava a importância da pesquisa e da participação destes. Percebeu-se que houve interação por parte dos alunos mediada pelos conteúdos trabalhados e experimentos realizados. Ao que diz respeito ao experimento os alunos respoderam no geral que a aula foi muito boa porém não tinha sugestões que pudessem contribuir. Diante disso, a inserção de práticas experimentais é um ponto crucial para uma conformação aos principios pedagógicos contemporâneos apresentados nos documentos educacionais oficiais e as reais exigências do ensino de física. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Jorge Miguel Lima Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Teoria e prática da física | pt_BR |
dc.subject | Prática experimental | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Teoria e prática em ensino de física: articulações necessárias | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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