Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2018
Título: Educação das pessoas com deficiência auditiva: a luta por uma escola inclusiva
Autor(es): Sousa, Elaine Cristina de
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão escolar
Deficiente auditivo
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Estamos vivendo uma época marcada por aceleradas transformações nos processos econômicos, culturais, políticos, e, não poderia ser diferente no sistema educacional brasileiro. Um aspecto marcante da atualidade têm sido as reflexões a cerca da inclusão das pessoas com deficiência nos diferentes espaços sociais, entre eles a escola. A inclusão tão propagada a partir da década de 90 surge em um contexto de mudanças dos panoramas nacional e mundial, inspiradas na Declaração Universal dos Direitos Humanos que proclamou o direito a educação a todas as pessoas e na Declaração Mundial sobre Educação Para Todos, aprovada em Jontien, Tailândia, em 1990. O presente trabalho apresenta um estudo teórico dos fatos importantes que marcaram a educação das pessoas com deficiência, em especial a pessoa deficiente auditiva. O objetivo é descrever e analisar as políticas de inclusão e o processo educacional nas escolas brasileiras, para atender os alunos com deficiência auditiva. A metodologia da pesquisa é de caráter bibliográfico, no intuito de encontrar subsídios teóricos que nos possibilitassem uma maior compreensão do assunto. Nos apoiamos na investigação e análise teórica de cunho inclusivo de autores como, Sassaki (1997), Mantoan (2006), Melo (2008), dentre outros autores. Esperamos contribuir com os nossos estudos, para um novo olhar acerca das pessoas com deficiência, em especial o deficiente auditivo, compreendendo que é possível tratá-los sem preconceitos, procurando enquanto profissionais da educação, entender as suas dificuldades e viabilizar situações que favoreçam a aprendizagem dos mesmos
Descrição: Sousa, E. C. de. Educação das pessoas com deficiência auditiva: a luta por uma escola inclusiva. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2018
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elaine Cristina de Sousa.pdfElaine Cristina de Sousa612.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.