Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20189
Título: De Júlia Lopes à Conceição Evaristo: gênero e raça em um processo de secular invisibilidade na academia brasileira de letras
Autor(es): Silva, Carlos dos Santos
Palavras-chave: Gênero
Raça
Academia Brasileira de Letras
Data do documento: 11-Jun-2019
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar o contexto histórico de explícita misoginia na Academia Brasileira de Letras (ABL), sobre o processo de escolha de um imortal para ocupar uma de suas cadeiras. Instituída sobre uma égide masculina e branca, a academia é edificada e sedimentada como um espaço de negação para determinados sujeitos, onde gênero e raça, sobre a perspectiva das trajetórias das escritoras Júlia Lopes de Almeida e Conceição Evaristo, se entrecruzam em um processo de invisibilidade, apesar da rica, diversa e importante produção literária e de conhecimento, desenvolvida por essas mulheres brasileiras e afro-brasileiras ao longo da história.
Descrição: SILVA, C. dos S. De Júlia Lopes à Conceição Evaristo: gênero e raça em um processo de secular invisibilidade na academia brasileira de letras. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20189
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos dos Santos Silva.pdfPDF - Carlos dos Santos Silva733.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.