Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraujo, Fernanda Silva-
dc.date.accessioned2019-08-26T10:36:35Z-
dc.date.available2019-08-26T10:36:35Z-
dc.date.issued2019-06-04-
dc.identifier.otherCDD 321.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20190-
dc.descriptionARAUJO, F. S. Auschwitz, educação e barbárie: da banalidade do mal à pedagogia crítica. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem o intuito de discutir o papel da educação a partir da experiência do Holocausto. Foi feita através de pesquisas bibliográficas, tendo como base para fundamentação os seguintes autores: Bauman (1998), Arendt (1999), Adorno (1995), Freire(2015), entre outros. O texto está dividido em três capítulos. O primeiro faz uma breve contextualização acerca dos caminhos percorridos pelas duas guerras mundiais, a ascensão de Adolf Hitler e do partido nazista. O segundo capítulo apresenta o Holocausto como produto da modernidade, uma forma de “organização burocrática da barbárie”. O terceiro traz uma defesa da educação como mecanismo de combate à barbárie. Com base nas ideias de Theodor Adorno interrogamos o papel da educação como meio de inibir um novo genocídio. A ideia é a de que a ruptura com o processo de “banalidade do mal” está fulcrada na construção da criticidade, através da educação emancipadora como a que foi defendida por Paulo Freire. Discutimos ainda como os docentes e discentes podem se construir rompendo as barreiras estabelecidas pela educação autoritária por meio da compreensão histórica e ética do Holocausto, mediada pela elaboração de pensamentos críticos, autônomos e emancipados.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Estevam Dedalus Pereira de Aguiar Mendespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHolocaustopt_BR
dc.subjectTotalitarismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.titleAuschwitz, educação e barbárie: da banalidade do mal à pedagogia críticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Silva Araujo.pdfPDF - Fernanda Silva Araujo1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.