Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2019
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Elizabete Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:30:03Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:30:03Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 306.08 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2019 | - |
dc.description | Costa, E. O. da. História e cultura afrobrasileira: um olhar para a sala de aula. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | A História e Cultura Afrobrasileira tiveram e ainda tem grande e forte influência na nossa história e cultura, pois os negros que vieram da África para serem escravizados e maltratados por seus “donos” não ficaram passivos, lutaram por liberdade e dignidade. Os negros fazem parte até hoje de todo processo histórico-cultural do nosso país e por isso tem o direito de serem tratados como iguais a todos. No entanto, percebemos que ainda hoje o negro sofre com o racismo, preconceito e discriminação, muitas vezes isso se dá de forma sutil e em diversos ambientes como na família, no meio social de cada um, até mesmo na escola. Esse trabalho de pesquisa tem por objetivo geral analisar como são trabalhadas a História e Cultura Afrobrasileira na prática pedagógica dos professores das turmas de 5º ano em três escolas públicas na cidade de Serra Branca. Seus objetivos específicos são os seguintes: identificar as concepções de História e Cultura Afrobrasileira da professora e dos/as alunos/as; verificar como a professora trabalha a temática História e Cultura Afrobrasileira em sala de aula; averiguar como os alunos se envolvem nas atividades desenvolvidas sobre a temática em foco e se estas ajudam na superação do racismo. A metodologia se apoiou na pesquisa etnográfica que tomou como instrumentos para coleta de dados a observação, com registro em diário de campo, a entrevista semiestruturada e a análise da caderneta dos três professores do 5º ano. Tomamos como referência nos estudos bibliográficos diversos autores e a Lei 10.639/03 que modifica a LDB e garante a obrigatoriedade do estudo da História e da Cultura Africana e Afrobrasileira em todas as escolas o que permitirá uma nova resignificação dos conteúdos escolares, pois todos aprenderão realmente o que conta a história e a cultura desse povo. Mas constatamos que muitas vezes essa temática não esta sendo posta em prática como manda a lei. Por que será que isso ocorre? Será que os professores conhecem a lei? É o que vamos discutir neste trabalho através da pesquisa desenvolvida em três escolas públicas da cidade de Serra Branca. Ao final do mesmo, concluímos que a lei 10.639/03 deve ser colocada em prática em todas as escolas. Para que todos os alunos possam compreender e aprender mais sobre a História e Cultura Afrobrasileira e não verem mais a figura do negro como algo negativo ou sujo. No entanto, essa temática deve ser trabalhada não só por causa da lei, esse estudo permite que se conheça melhor nossas origens, ajuda a evitar que o racismo se propague e que pessoas negras sejam discriminadas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Margareth Maria de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cultura Afro-Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Etnia | pt_BR |
dc.title | História e cultura afrobrasileira: um olhar para a sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elizabete Oliveira da Costa.pdf | Elizabete Oliveira da Costa | 779.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.