Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Edinete Melo de-
dc.date.accessioned2019-08-26T18:41:53Z-
dc.date.available2019-08-26T18:41:53Z-
dc.date.issued2018-06-19-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20212-
dc.descriptionLIMA, E. M. de. Contação de histórias na educação infantil: uma experiência no Estágio Supervisionado de docência. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar, a partir de nossa experiência em estágio docente na Educação Infantil, o uso do texto literário como prática de estímulo à leitura, por crianças que frequentam a creche, a fim de se observar a importância desta prática, em ambiente escolar, desde mais tenra idade. Para o desenvolvimento desta prática no referido Estágio, fez-se necessário a elaboração e vivência de umProjeto de Atuação e Intervenção Docente- PAID, que tinha como objetivo, dentre outros, a exploração dos contos de fadas, junto às crianças de uma turma denominada de Maternal I, da creche Municipal Ana Paula, localizada na Rua Severino Rodrigues de Albuquerque, bairro Estação Velha na cidade de Campina Grande – PB. O PAID foi desenvolvido durante os meses de abril e maio de 2017. O estudo caracteriza-se por pesquisa é de caráter qualitativa. Os sujeitos envolvidos se encontravam na faixa etária entre 02 e 03 anos. A instituição campo de estágio estálocalizadaem zona periférica da cidade e a comunidade é marcada pela presença de famílias carentes e com indícios de criminalidade recorrente. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL 1998), foi uma das principais fontes utilizadas para essa pesquisa,bem como estudos realizados por Bettelheim(2008), Cademartori(2006) e Pimenta(1995).Por fim, concluímos que se faz necessário empenhode práticas pedagógicas, desde a Educação Infantil, para a otimização de espaços para contação de histórias, as quais favorecem, à criança, o encanto e o gosto pela leitura.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Glória Maria Leitão de Souza Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrática de leiturapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectEstágio docentept_BR
dc.subjectPrática de leiturapt_BR
dc.titleContação de histórias na educação infantil: uma experiência no Estágio Supervisionado de docênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EDINETE MELO DE LIMA.pdf478.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.