Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20215
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Juceli Cardoso de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T18:44:53Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26T18:44:53Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.62 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20215 | - |
dc.description | OLIVEIRA, J. C. de. Ensino de língua portuguesa e escrita: uma discussão bibliográfica. 2018. 22p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se dedica a apresentar os pressupostos teóricos acerca da escrita e da reescrita, subsidiando-se das contribuições advindas de Passarelli (2012), Koch e Elias (2009), Francelino (2011), Menegolo e Menegolo (2005), dentre outros. Elegemos como questões-problema deste trabalho: como a literatura científica concebe a escrita e a reescrita e como ela – esta literatura – preconiza seu ensino? Para respondê-las, instalamos como objetivos: geral – propor um trabalho de reflexão em torno do significado do processo de escrita e reescrita de textos; e específicos – verificar o lugar da escrita e da reescrita enquanto forma de interação social, pleitear, no contexto escolar, a favor da abordagem da língua escrita cada vez mais aproximada de uma concepção de processo, isto é, uma atividade sempre em construção e contribuir com a formação de professores de Língua Portuguesa em função do ensino de escrita. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Em se tratando de resultados, devido à sua natureza teórica, é possível compreender que as discussões empreendidas no trabalho reforçam a necessidade de uma concepção de escrita/reescrita, bem como de seu ensino, enquanto uma prática social que vai ao encontro do exercício da linguagem inserido, sempre, em contextos específicos de comunicação e de interação, cabendo à escola reconhecer, em suas atividades, tal concepção. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Manassés Morais Xavier | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Reescrita | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | Ensino de língua portuguesa e escrita: uma discussão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - JUCELI CARDOSO DE OLIVEIRA.pdf | 473.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.