Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20217
Título: Naturalismo e verdade na filosofia de Quine
Autor(es): Lima, Rafael Luan Silva
Palavras-chave: Quine
Epistemologia naturalizada
Verdade
Data do documento: 4-Jun-2018
Resumo: Esse TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) tem por objetivo analisar como a epistemologia naturalizada desenvolvida por Quine problematiza a questão do conhecimento e apresentar as razões pelas quais se faz a opção metodológica de realizar uma descrição de como a ciência alcança o conhecimento e não fazer uma análise conceitual dessa noção. Dialogando com o modelo padrão de conhecimento: crença, verdadeira justificada, analisaremos cada um das condições desse modelo e como a epistemologia quineana responde a elas. O foco será na condição verdade e sua relação com a evidência empírica, pois a postura empirista assumida no plano do conhecimento não é uma resposta suficiente para o problema da verdade, pois o empirismo pode ser uma consistente teoria da evidência, mas não uma suficiente teoria ou critério de verdade. A evidência empírica permite escolher crenças e a falta delas abandonar outras, porém não oferece uma base suficiente para se pronunciar a respeito da verdade das teorias, de visões de mundo concorrentes. O predicado verdade será assumido como fundamentalmente relacional, dessa forma, o modo como os objetos são, domínio da ontologia, e o modo como os objetos são conhecidos, domínio da epistemologia, não serão mais os fatores determinantes para operarmos com o predicado verdade, mas sim o modo como expressões linguísticas se relacionam com suas referências.
Descrição: LIMA, R. L. S. Naturalismo e verdade na filosofia de Quine. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20217
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - RAFAEL LUAN SILVA LIMA.pdf510.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.