Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20223
Título: O pessimismo metafísico Schopenhaueriano
Autor(es): Silva, Mauricélia Anastácio da
Palavras-chave: Schopenhauer
Pessimismo
Finalismo
Filosofia alemã
Data do documento: 24-Abr-2018
Resumo: O objetivo principal das reflexões que se seguem é apresentar as principais ideias referentes ao pessimismo metafísico da filosofia de Arthur Schopenhauer. Reflete-se, primeiramente, acerca do modo como o filósofo entende a filosofia; em seguida, debate-se acerca dos conceitos fundamentais da filosofia schopenhaueriana, quais sejam, o conceito de representação e aquele de vontade. Sendo assim, obtém-se clareza no que diz respeito ao pessimismo metafísico defendido pelo filósofo, o qual reza que toda a vida é sofrimento. Por fim, discute-se sobre o finalismo apresentado por Schopenhauer, relacionando-o ao seu pessimismo. O filósofo alemão se distancia no seu modo de entender dos finalismos antigo, medieval-cristão, assim como do otimismo leibniziano e do racionalismo hegeliano.
Descrição: SILVA, M. A. da. O pessimismo metafísico Schopenhaueriano. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20223
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MAURICÉLIA ANASTÁCIO DA SILVA.pdf406.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.