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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarinho, Amanda Pereira de Araújo-
dc.date.accessioned2019-08-27T11:56:41Z-
dc.date.available2019-08-27T11:56:41Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20228-
dc.descriptionMARINHO, A. P. de A. A adaptação de material didático e as influências na formação docente inicial: o contexto do curso de extensão PADLI para graduandos de letras inglês. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractDesde os lápis até o quadro negro, os materiais didáticos ajudam o professor a desenvolver o seu trabalho em sala de aula. Sendo assim, dentro da proposta dos cursos de extensão, que são ofertados pelas universidades, a utilização de materiais didáticos (MD) vai desde os livros que são adquiridos nas editoras, até os materiais que são desenvolvidos e adaptados pelas equipes que coordenam os projetos. Diante disto, destacamos o contexto de um projeto de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que visa ensinar a língua Inglesa para os alunos da graduação do curso de Letras Inglês. O objetivo geral deste trabalho é analisar de que forma os ajustes realizados pela professora aplicadora (PA) ao utilizar o MD A2 podem influenciar na formação inicial da mesma. Neste viés, os objetivos específicos desta pesquisa são: (i) investigar como as discussões teóricas, promovidas para a construção do MD na perspectiva do TBLT, influenciaram nos ajustes propostos pela PA; (ii) identificar e avaliar os possíveis ajustes realizados pela PA durante a aplicação do material a partir de suas reflexões. Nossa pesquisa é qualificada como pesquisa-ação que trata de um ciclo, onde se observa, planeja e aplicam-se novas ações para com o objeto de análise. Neste trabalho, os participantes são advindos de dois períodos da graduação do curso de Letras Inglês, que em sua maioria não tinham um nível mínimo de uso da língua estrangeira. Para a análise dos dados, focamos em duas aulas, a primeira e a última, do primeiro mês do de aulas do projeto. Os teóricos que compõe nossa pesquisa são: Fiscarelli (2007), que discute sobre o trabalho docente e as práticas discursivas construídas pelos professores sobre os objetos de ensino; Figueredo (2009) que aponta recortes de uma pesquisa, cujo intuito é produzir materiais didáticos em LI, mostrando como é possível a produção destes; Tardif (2002), que apresenta como os saberes docentes influenciam na formação profissional, e indica de que maneira ocorre esta influência; Pimenta e Lima (2004) e Schon (1992) que apresentam a perspectiva da formação crítica do professor e sobre sua prática docente (inicial ou continuada). Como resultados, podemos afirmar que o processo de adaptação do MD A2 para o curso de extensão PADLI, permitiu a construção reflexiva da formação docente da PA, até mesmo dentro das modificações que não atingiram os resultados esperados, pois o processo de formação docente foi entendido pela autora deste trabalho como a constante busca pelo aperfeiçoamento, uma vez que não existe uma fórmula para ministrar aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Ma. Telma Sueli Farias Ferreirpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTBLTpt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titleA adaptação de material didático e as influências na formação docente inicial: o contexto do curso de extensão PADLI para graduandos de letras inglêspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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