Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20231
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Izaura da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T11:57:50Z | - |
dc.date.available | 2019-08-27T11:57:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20231 | - |
dc.description | PEREIRA, I. da S. Professores em formação inicial e suas percepções sobre o ensino e aprendizagem do inglês na EJA. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo discutir as percepções de professores em formação inicial sobre o ensino-aprendizagem da LI na Educação de Jovens e Adultos (doravante EJA). O mesmo caracterizase como estudo de campo, de caráter exploratório, qualitativo tendo como instrumento de coleta de dados um questionário, respondido por oito professores em formação inicial que estagiaram na EJA e se dispuseram a colaborar com a presente pesquisa. Entre os referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa destacamos os documentos oficiais como os PCN´S (Parâmetros Curriculares Nacionais) do Ensino Médio (BRASIL, 2000), Lei de Diretrizes e Bases (1996), Diretrizes Curriculares para Funcionamento da Rede Estadual de Ensino da Paraíba (2016); além de teóricos como Freire (2007), Gadotti (2014), Nogueira (2009), entre outros. Na análise dos dados foi possível verificar que para os professores (em formação) entrevistados, o ensino de inglês na EJA é importante e necessário, mas que, devidos às peculiaridades dos alunos, às condições de trabalho e de aprendizagens nem sempre se chega a um resultado satisfatório. Entretanto, mesmo com essas dificuldades, esses professores em formação inicial não se mostram desinteressados. Mais do que isso, essas percepções os levam a (re) pensar sobre o processo de ensino-aprendizagem de LI na EJA, assumindo suas limitações e as barreiras que são inerentes a todo contexto educacional. Pensar que a educação vale à pena move não só esses professores entrevistado, mas todos aqueles que não se deixam vencer pelas dificuldades que enfrentam na profissão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profª. Ms. Fernanda Maria Almeida Floriano | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Professores em formação inicial e suas percepções sobre o ensino e aprendizagem do inglês na EJA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - IZAURA DA SILVA PEREIRA.pdf | 554.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.