Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20236
Título: Ações afirmativas para pessoas negras: as cotas raciais na educação superior, o discurso da imprensa digital
Autor(es): Rodrigues, Maria Amanda dos Santos
Palavras-chave: Ações afirmativas
Cotas raciais
Discursos
Imprensa
Data do documento: 10-Jun-2019
Resumo: Neste trabalho discutimos as ações afirmativas para pessoas negras no Brasil, em especial as cotas raciais no ensino superior. Recorremos ao discurso da imprensa brasileira, em especial os blogs, em cujos textos de opinião os/as autores/as se manifestaram a favor ou contra essa política pública.Os blogs foram escolhidos aleatoriamente com a exigência de que estivessem no período de discussão das políticas de ações afirmativas para pessoas negras no Brasil. No percurso do trabalho contextualizamos as condições da população negra no Brasil. Situação marcada pela desigualdade e discriminação em vários setores sociais, como é constatado em dados de institutos de pesquisa, sendo eles: IBGE eo IPEA. Depois nos atemos as lutas dos Movimentos Sociais Negros e as ações afirmativas no contexto brasileiro. Para então analisar o discurso da imprensa, em especial alguns blogs no que diz respeito às cotas raciais. Neste sentido, discutimos o discurso propagado pelos blogs. Para tanto, recorremos aos estudos de vários autores/as que trabalharam com o tema, tais como: Barreto (2014), Gomes (2011) Munanga (2001), Santos (2012), Moehlecke (2002), Santos (2007), Silva (2017). Portanto, identificamos um debate acirrado com argumentos favoráveis e contrários as cotas raciais, alguns apresentavam o tema de maneira breve, apenas com caráter informativo, e outros trazem argumentos consistentes e fundamentados. Também observamos que a maioria dos autores/as quando discutiu ou comentou sobre ações afirmativas para pessoas negras no Brasil limitou-se as cotas raciais no Ensino Superior.
Descrição: RODRIGUES, M. A. dos S. Ações afirmativas para pessoas negras: as cotas raciais na educação superior, o discurso da imprensa digital. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20236
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Amanda dos Santos Rodrigues.pdfPDF - Maria Amanda dos Santos Rodrigues1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.