Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20241
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fragoso, Islanny Ramalho | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T12:18:14Z | - |
dc.date.available | 2019-08-27T12:18:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-24 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20241 | - |
dc.description | FRAGOSO, I. R. As músicas infantis para aperfeiçoamento do letramento literário. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho traz uma proposta de leitura de Literatura Infantil para ser desenvolvida com alunos do 3° Ano do Ensino Fundamental (Séries Iniciais), com o objetivo geral de favorecer a apropriação da leitura, através da intertextualidade com as músicas infantis, intensificando assim, o aprimoramento da leitura, da escrita e consequentemente com textos multimodais. A proposta a seguir trata-se do incentivo às crianças ao aperfeiçoamento da leitura e das diferentes linguagens, visto que, diante de avaliações mais definidas, necessitam de um olhar pedagógico mais direcionado. No decorrer do Estágio Supervisionado, foi priorizada a apreciação da leitura por meio de textos multimodais, porque buscamos através deles o desenvolvimento das capacidades que os alunos desse nível de desempenho precisam para avançar no processo de leitura, sem perder de vista o letramento. Para isso, foi sugerida uma proposta de leitura literária infantil a partir do livro “Sapo Comilão”; de Stela Barbieri e Fernando Vilela, no intuito de promover o envolvimento da criança com a leitura e desenvolver um trabalho significativo com o texto literário infantil para que ela se sinta capaz de preencher as lacunas que o texto possui, utilizando as músicas infantis como elemento introdutório para a ampliação da criticidade e construção de sentidos, tomando o letramento literário como condição fundamental para o trabalho com a literatura e a formação de leitores, usando como metodologia a parte da proposta de sequência básica para o letramento literário do autor Rildo Cosson (2012), que vêm a se concretizar através de uma sequência didática, com o objetivo de proporcionar a apropriação e vivências da leitura e da música, promovendo o desenvolvimento da criatividade e incentivando a criança a experimentar os primeiros contatos ao prazer de ler. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Ma. Kilmara Rodrigues dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Músicas Infantis | pt_BR |
dc.subject | Leitura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.title | As músicas infantis para aperfeiçoamento do letramento literário | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Islanny Ramalho Fragoso.pdf | 341.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.